Carta de Serviços

Site Turismo Jundiaí

O Departamento de Fomento ao Turismo, de acordo com a Política Municipal de Turismo e o Plano Municipal de Turismo, divulga atrativos e a infraestrutura turística da cidade por meio do seu site: www.turismo.jundiai.sp.gov.br.

Para que o empreendimento turístico seja incluído na divulgação, o mesmo deve preencher o formulário: https://bit.ly/cadastrositeturismojundiai

Site Rotas Turísticas

O Departamento de Fomento ao Turismo, de acordo com a Política Municipal de Turismo e o Plano Municipal de Turismo, divulga atrativos e a infraestrutura turística localizados nas Rotas Turísticas Oficiais por meio do seu site: www.rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br.

Para que o empreendimento turístico seja incluído na divulgação, o mesmo deve preencher o formulário: https://bit.ly/cadastrositeturismojundiai

Mídias Sociais

Os empreendimentos e atrativos incluídos nos sites do turismo, tem divulgação também realizada nas Mídias Sociais a seguir:

Facebook e Instagram: @rotadocentrohistorico @rotadovinhojundiai @rotadauvaoficial @rotadaterranova @rotadaculturaitaliana @rotadocastanho @turismojundiai @circuitodasfrutas

Para que o empreendimento turístico seja incluído na divulgação, o mesmo deve preencher o formulário: https://bit.ly/cadastrositeturismojundiai

Programa Jundiaí Feito à Mão – Cadastro de Artesãos

Para participar do Programa Jundiaí Feito à Mão são realizadas 4 etapas, todo o processo é gratuito.

1- Preenchimento do Formulário de Cadastro;

Para iniciar o processo de cadastramento, é obrigatório ser morador de Jundiaí. O Formulário de Cadastro deve ser preenchido e todos os documentos solicitados obrigatoriamente devem estar em nome do Artesão.

Link do formulário: https://forms.gle/fzk4rHqpTjDy1Yoy9

2 – Realização de Teste de Técnicas Cadastradas

Após preenchimento do Formulário de Cadastro você deverá aguardar o contato via e-mail. Através do e-mail, você receberá várias informações e orientações sobre o teste. Os testes são realizados conforme a ordem de recebimento dos formulários. O teste está sendo realizado por meio de vídeos enviados por e-mail para eleone@jundiai.sp.gov.br.

Os vídeos devem apresentar o passo a passo de produção de uma peça para cada técnica que o artesão cadastrar.

3 – Aprovação da Inclusão no Programa

Após a conclusão do Teste de Técnicas, você poderá ser aprovado pela Coordenadora do Jundiaí Feito à Mão. Caso sua técnica não esteja adequada a proposta do Programa, serão passadas orientações sobre as adequações necessárias para sua aprovação.

4 – Participação em Feiras e Eventos do Jundiaí Feito à Mão

Após a aprovação, o Artesão terá seus dados incluídos na página https://turismo.jundiai.sp.gov.br/artesanato/ (mediante ao envio das informações solicitadas) e receberá por e-mail os convites para participação das Feiras e Eventos do Jundiaí Feito à Mão.

As divulgações das peças artesanais são realizadas nas páginas do Facebook e do Instagram @jundiaifeitoamao, mediante o envio de fotos pelos artesãos(ãs) para a coordenação ou por suas próprias páginas.

Para a participação das Feiras o Artesão deverá providenciar os seguintes itens obrigatórios individuais: Barraca Padronizada, Avental Padronizado e Extintor. Estes itens são adquiridos pelo Artesão e são as únicas despesas que o mesmo tem para participar das Feiras do Programa. Nenhuma feira de artesanato promovida pelo Programa Jundiaí Feito à Mão é cobrada.

Atenção: a compra de itens obrigatórios só deve ocorrer após a Aprovação final do Artesão.

Consulte aqui os Itens Obrigatórios para a participação nas Feiras e Eventos: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/Itens-obrigatorios-Jundiai-Feito-a-Mao-1.pdf

Qualquer dúvida, favor entrar em contato por meio do telefone (11) 4521-1678 ou por e-mail eleone@jundiai.sp.gov.br

Realização de Feiras de Artesanato

Mensalmente, é realizada divulgação do calendário das Feiras de Artesanato do Programa Jundiaí Feito à Mão.

Para participar das Feiras, o artesão deve se cadastrar no Programa.

Informações: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/artesanato/cadastrodeartesaos/

Orientação Técnica para Artesãos

Permanentemente, o Departamento de Turismo oferece orientação técnica para adequação de produtos aos conceitos de artesanato. Para buscar essa informação, o artesão deve entrar em contato e agendar, pelo e-mail: eleone@jundiai.sp.gov.br.

Cadastro de Guias de Turismo

A profissão de Guia de Turismo é reconhecida pela Lei Federal 8.623/93. Exija sempre a credencial do profissional, assegurando-se dos serviços que serão prestados.

​São atribuições de um Guia de Turismo:​

Acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais interestaduais ou especializadas dentro do território nacional.

Acompanhar ao exterior pessoas ou grupos organizados nos Brasil.

Promover e orientar despachos e liberações de passageiros e respectivas bagagens, em terminais de embarque e desembarque aéreos, marítimos, fluviais, rodoviários e ferroviários.

Portar, privativamente, o crachá de Guia de Turismo emitido pelo Ministério do Turismo, em local visível.

O Guia de Turismo residente em Jundiaí deve fazer o cadastro no Departamento de Fomento ao Turismo. Após se cadastrar, será divulgado na página dos Guias de Turismo, na Aba ‘Serviços’, do site: www.turismo.jundiai.sp.gov.br.

Link de cadastro: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/cadastro-guias-de-turismo/

Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)

O Conselho Municipal de Turismo ou COMTUR como é conhecido, trata-se de um órgão consultivo para a Prefeitura e deliberativo internamente que visa fomentar o desenvolvimento turístico do município, com base em ações de planejamento e orientação, ampliando a participação da comunidade junto ao Poder Público.

Criado em fevereiro de 2002, o Conselho tem, desde então, reunido um número significativo de empreendedores do setor, associações, entidades e outros importantes representantes de áreas correlatas que tem como foco principal fomentar a atividade turística em Jundiaí.

Objetivos: Orientar, planejar, desenvolver e promover o Turismo Sustentável no Município.

Componentes do COMTUR

Ações Gerais

Se você é da área de turismo e tem interesse em fazer parte do Conselho, entre em contato pelo e-mail: comtur@jundiai.sp.gov.br.

O Conselho Municipal de Turismo realiza reuniões mensais.

Rotas Turísticas

Jundiaí possui, atualmente, seis Rotas Turísticas. Empreendimentos turísticos localizados nessas áreas geográficas ou que realizem produção de vinho, no caso da Rota do Vinho, podem participar das Rotas.  Para que o empreendimento turístico seja incluído na divulgação, o mesmo deve preencher o formulário: https://forms.gle/3RBVDWXGyiQR2FMo9

Se o empreendedor tiver interesse em receber orientação técnica para implantação de empreendimento turístico ou para participação nas rotas, pode agendar atendimento pelo e-mail: turismo@jundiai.sp.gov.br

Pesquisa – Jundiaí Turismo em Números

Anualmente, por meio de coleta de informações junto aos atrativos turísticos e meios de hospedagem do município, é elaborado o documento Jundiaí Turismo em Números.

O documento traz um histórico do fluxo turístico local desde 2013 e está disponível no link: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/institucional/turismo-em-numeros/

Site Circuito das Frutas e Divulgação Circuito das Frutas

Para que o empreendimento seja divulgado no site www.circuitodasfrutasoficial.sp.gov.br, bem como para que seja incluído em demais materiais de divulgação do Circuito, o responsável deve preencher o formulário: https://forms.gle/3RBVDWXGyiQR2FMo9.

Orientação para implantação e regularização de novos empreendimentos turísticos

Empreendimentos interessados em implantar e regularizar-se, podem buscar orientações técnicas por meio do Departamento de Fomento ao Turismo.

Inicialmente, solicita-se o preenchimento do seguinte formulário: https://forms.gle/8JBSJTA9aHxNFBs58 e, em seguida, agendamento a ser realizado pelo e-mail: turismo@jundiai.sp.gov.br.

Festival da Coxinha de Queijo

Anualmente, realizamos o Festival da Coxinha de Queijo de Jundiaí, que busca eleger a melhor coxinha de queijo da cidade. O Festival é realizado em função do registro da coxinha de queijo como patrimônio imaterial da cidade. Qualquer empreendimento que produza coxinhas de queijo de maneira permanente em seu cardápio e que tenha ponto de venda regularizado, pode participar do Festival, que é realizado anualmente.

Para saber mais: https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br/centrohistorico/coxinha-de-queijo/

Centro de Informações Turísticas – Atendimento ao Turista

Localizado na Av. Jundiaí, 1151, o espaço oferece atendimento e informações turísticas para turistas que chegam até o local, bem como por meio telefônico e digital.

São fornecidas informações sobre os empreendimentos locais, atrativos, horários de funcionamento e possibilidades de passeio nas Rotas Turísticas.

Telefone: (11) 4521-9644 E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br

Distribuição de Material Promocional

O Departamento de Fomento ao Turismo realiza a distribuição de materiais promocionais dos empreendimentos turísticos locais em seu Centro de Informações. Para que a distribuição seja realizada, o empreendimento deve dirigir-se ao Centro de Informações e disponibilizar o material. (Av. Jundiaí, 1151)

Elaboração e atualização do Plano Municipal de Turismo e a Política Municipal de Turismo

É de responsabilidade do Departamento de Fomento ao Turismo, conforme Lei 9.550 de 30 de novembro de 2020, manter atualizado o Plano Municipal de Turismo, bem como a Política Municipal de Turismo. Os documentos encontram-se disponíveis para consulta em: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/institucional/plano-municipal-de-turismo-de-jundiai/

Participação em Feiras do Trade Turístico

O Departamento de Fomento ao Turismo, por meio do Circuito das Frutas, participa das principais feiras de turismo nacionais, como WTM, AVIRRP, Aviesp, ABAV, Festuris, UGART entre outras. A participação em feiras tem como objetivo a divulgação dos atrativos turísticos locais, com distribuição de material promocional contendo os empreendimentos turísticos da cidade.

Divulgação de Vagas via Há Vagas Turismo Jundiaí

O Departamento de Fomento ao Turismo disponibiliza aos empreendimentos turísticos de Jundiaí um canal de divulgação de vagas de emprego.

Para a divulgação, os empreendimentos devem preencher o formulário com as informações da vaga, no link: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/servicos/ha-vagas-turismo-jundiai/

A divulgação é realizada por meio de página específica no Facebook: https://www.facebook.com/HaVagasTurismoJundiai.

Organização do Dia do Vinho

O Dia do Vinho é comemorado, em nível nacional, sempre no primeiro domingo de junho. Em Jundiaí, o evento é organizado pelo Departamento de Fomento ao Turismo em parceria com os empreendimentos da Rota do Vinho. Informações sobre o evento estão disponíveis no site: https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br/vinho/diadovinho/

Deguste em Casa

Desenvolvido pelo Departamento de Fomento ao Turismo, o Programa Deguste em Casa oferece a venda por meio de delivery e retirada de produtos comercializados nas rotas turísticas de Jundiaí.
Os participantes do Deguste em Casa podem ser consultados no site do Turismo no link https://turismo.jundiai.sp.gov.br/deguste-em-casa/

Os empreendimentos interessados podem se cadastrar gratuitamente no programa, por meio de formulário disponível no link https://forms.gle/wrh6W9nrWBHyS9Ff8

O Programa Deguste em Casa tem divulgação no site do turismo e nas redes sociais.

Atendimento ao Turista do Expresso Turístico São Paulo – Jundiaí

O Departamento de Fomento ao Turismo oferece atendimento aos turistas que chegam a cidade por meio do Expresso Turístico.

Durante a recepção, na estação ferroviária, são atendidos os passageiros que chegam sem destino ou que desejam maiores informações sobre os nossos atrativos. É realizada a distribuição de material promocional das Rotas Turísticas.

Realização de palestras, cursos e capacitações diversas

O Departamento de Fomento ao Turismo realiza e promove palestras, cursos e capacitações com foco no desenvolvimento turístico local e atendendo a demanda específica dos segmentos.

A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail turismo@jundiai.sp.gov.br

Gestão do Parque Comendador Antonio Carbonari – Agenda e realização de eventos

O Departamento de Fomento ao Turismo realiza a gestão da agenda do Parque Comendador Antônio Carbonari.

Informações sobre os procedimentos para agendamento e realização de eventos estão disponíveis no site: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/servicos/parque-comendador-antonio-carbonari-parque-da-uva/

Festa da Uva

A Festa da Uva de Jundiaí completou 87 anos de história em 2021. São 37 edições da maior Festa da Uva do Estado de São Paulo.

Reconhecida em todo o Brasil, em 2019, sua última edição, recebeu 205 mil visitantes, originários de 195 cidades, 26 estados e 24 países. Sabe-se que o turista que vem a Festa da Uva retorna para o município nos meses subsequentes para conhecer os demais atrativos da cidade e da região do Circuito das Frutas, por este motivo a Festa da Uva de Jundiaí é considerada a porta de entrada de turistas na região.

A Festa reúne diversas atrações para o visitante, como: Exposição, venda e premiação de uvas, Leilão das uvas campeãs, Exposição e venda de vinhos produzidos em Jundiaí, Exposição e venda de Artesanato – Jundiaí Feito à Mão, Espaço Deguste Jundiaí – Praça de alimentação das comunidades, Empório Jundiaí – Produtos das Rotas Turísticas de Jundiaí, Espaço infantil, Bonecos de espuma, Cortejos e atrações circenses, Festival de bandas, Workshops Enogastronômicos, Participação das Entidades Assistenciais com comercialização de produtos, Passeios turísticos, Mostra de Implementos Antigos, Apresentações culturais, musicais, de dança e de companhias de teatro.

Para mais informações sobre a Festa da Uva, acesse: www.festadauva.jundiai.sp.gov.br ou envie um e-mail para festadauva@jundiai.sp.gov.br



Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais