Jundiaí: Terra da Uva

2014-01-31 11.02.42

Uva Niagara Rosada 1o. Prêmio 2014

Tendo como centro de origem a região do Mar Cáspio, há milhões de anos atrás, a videira encontra-se entre as mais antigas plantas cultivadas pelo homem, que desde os primórdios de sua existência já se alimentava dos seus frutos (Alvarenga et al., 1998).

A história da uva em Jundiaí é bastante antiga.  Em 1669, quando a cidade era apenas um povoado, o cartório do 1º Ofício já registrava a venda de vinho de uva produzida em nossas terras.

Mas foi somente no final do século XIX que a produção se ampliou, com a chegada da variedade da Uva Isabel trazida pelos imigrantes italianos.

Uva Niagara Rosada - A Uva de Jundiaí

Uva Niagara Rosada – A Uva de Jundiaí

Entretanto, a cidade ganharia destaque na produção a partir de um importante ocorrido no ano de 1933, quando, a partir de uma mutação genética somática espontânea, em meio a produção da Niagara Branca, de origem americana, surgiu a variedade rosada, na região do Traviú.

Essa mutação espontânea chamou a atenção dos produtores e também do consumidor: a Niagara Rosada passou a ser conhecida nacionalmente e Jundiaí, por ser o berço desta variedade, passou a ser nacionalmente conhecida como a Terra da Uva, o que se consolidou em 1934 com a realização da primeira Festa da Uva, que trouxe para a cidade mais de 100 mil visitantes.

046 Exposição das Indústrias no GE Conde do Parnaíba

1a. Festa da Uva – 1934

 

 

 

 

A Uva em Jundiaí Hoje

Jundiaí possui, atualmente, 1535 propriedades agrícolas, que representam 52% do território da cidade. Apesar de muitos considerarem que o espaço agrícola não é mais tão representativo quanto em outrora, os números contrapõe essa afirmação. Mais da metade de Jundiaí é ainda da agricultura. E deste relevante espaço, saem as uvas que tornaram Jundiaí conhecida nacionalmente como a Terra da Uva.

Atualmente, cerca de 30% da produção de uva do estado de São Paulo provém de Jundiaí. São mais de 500 produtores e 10 milhões de pés de uva em nossa cidade.

A estimativa de safra para 2014 é de aproximadamente 27.651 toneladas.

Turistas que tenham interesse em conhecer a produção de uvas, poderão visitas as várias propriedades produtivas e, inclusive, participar o colha e pague. Delicie-se e surpreenda-se!



Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais