Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot

Endereço: Av. Dr. Cavalcanti, 396 – Centro
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br
Site: www.biblioteca.jundiai.sp.gov.br
Facebook: Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot”
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 22h. Sábado das 9h às 13h.

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot foi criada pela lei nº 1656, de 11 de dezembro de 1969, e inaugurada em 18 de dezembro de 1970.

Inicialmente, ficava na Praça dos Andradas, transferindo-se para o prédio da rua Rangel Pestana, 372, já adaptado para a atividade. O acervo inicial foi ampliado com a colaboração de várias entidades e cidadãos jundiaienses.

Em julho de 1979, a Biblioteca foi transferida para o antigo prédio onde funcionava o Grupo Escolar Cel. Siqueira Moraes, que se tornou o Centro Jundiaiense de Cultura. O local abrigava também o Museu Histórico e Cultural. Com a mudança do Museu para o Solar do Barão – em 1983 – a Biblioteca passou a ocupar todo o prédio.

A Biblioteca expandiu seu acervo e seus serviços. Foram criados os setores circulantes para o público infanto-juvenil e adulto. O projeto de informatização foi totalmente implantado em 1999. No mesmo ano, foi instalada a Sala de Internet, com computadores para acesso à internet.

Após 35 anos ocupando o prédio da Rua Barão de Jundiaí, datado de 1896 e tombado pelo CONDEPHATT, a Biblioteca foi instalada, em 5 de setembro de 2005, na Sala Cecília Meireles, no Complexo Argos, devido à necessidade de reforma do antigo prédio. No novo endereço ficou mais 7 anos.

Em razão da necessidade de um local fixo e que atendesse um novo conceito, a Biblioteca conquistou uma nova “casa”: o Espaço João Guimarães Rosa, que passou por reforma e planejamento arquitetônico, inaugurada no dia 22 de setembro de 2012.

Espaço Infantil na Biblioteca Nelson Foot