Fábrica das Infâncias Japy

Endereço: Rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens
Telefone: (11) 4521-0971
E-mail: agendajapy@jundiai.sp.gov.br
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado, domingo e feriado das 9h às 13h. A entrada de visitantes é permitida até 30 minutos antes do fechamento.

Principais comodidades

Instalada em parte do prédio que compunha a antiga Tecelagem Japy, na Vila Arens, a Fábrica das Infâncias Japy é um novo espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, inaugurado pela Prefeitura em 18 de dezembro de 2021, durante as comemorações pelo aniversário de 365 de Jundiaí.

Assim como a antiga fábrica têxtil que ali operou durante décadas, a Fábrica das Infâncias leva este nome por sua nova vocação de tecer, de modo criativo e não convencional, experiências positivas e memoráveis para as crianças da cidade.

Além das propostas de experimentação para as infâncias, o espaço também é a sede e espaço para reuniões e atividades do Comitê das Crianças, órgão instituído pela Prefeitura em 2018, quando o Município aderiu à Rede Latino-americana – Cidade das Crianças e já tinha como proposta a destinação de uma sede para o grupo.

A concepção do novo espaço – com área de 1,2 mil metros quadrados de área construída e outros 2,4 mil metros quadrados de área verde – contou com a contribuição de diversos parceiros e está alinhada com as propostas do programa municipal Cidade das Crianças, da Rede Urban95, do professor Francesco Tonucci, da Fundação Bernard Van Leer e do Instituto Alana.

Um desses exemplos é o seu novo mobiliário cênico, desenvolvido por meio de parceria institucional com a Fundação e no conceito Urban95, e que traz como conceitos “Rios Flutuantes”, em referência aos canais fluviais da cidade, e “Fios que tecem”, numa alusão à atividade fabril têxtil desenvolvida antes no espaço.

O processo de concepção da Fábrica das Infâncias Japy contou também com a escuta especializada das crianças, experiência relatada em exposições instaladas no local. Os integrantes do Comitê contribuíram para a concepção de Parque Naturalizado, espaço sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montada com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.

Já os alunos de escolas entorno –  Emebs José Romeiro Pereira (o Geva), Maria de Toledo Pontes e Ramiro Araújo Filho – fizeram o percurso a pé da escola até o local e relataram suas opiniões sobre mobilidade. Na região da Japy deverá ser implementada a primeira Zona da Infância na cidade, projeto de intervenção urbana que compreende vias com redução de velocidade, calçadas mais largas e zonas calmas para pedestres.

As instalações da Japy são ainda protegidas pelo Município. O prédio da antiga fábrica integra o Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural (IPPAC) e a chaminé, em espaço adjacente, conta também com tombamento junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).



Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais