As duas primeiras rotas turísticas em implementação pela Prefeitura de Jundiaí (entre cinco previstas) trabalham fortemente para reforçar a identidade e atratividade para visitantes. Enquanto a diversificada Rota da Uva (na região do Caxambu, Roseira e Núcleo Colonial) amplia os pontos de atração, a aconchegante Rota da Terra Nova aposta na formação de novas alternativas no setor.
Na Rota da Uva, a novidade é o Restaurante Dom Martê. Situado na avenida Comendador Antonio Borin, vai trabalhar com café da manhã de terça a sexta-feira, café colonial aos sábados, domingos e feriados e almoço de terça-feira a domingo.
Dom Martê agora integra a Rota da Uva
Já fazem parte do roteiro pelo menos oito outros restaurantes: Spiandorello, Família Brunholi, Vendinha do Alto, Piatti Belli, Estação Fazenda, Bistecão/A Taverna, Restaurante Carpas e Recanto Marquezin.
Na mesma rota ainda estão 13 adegas: Beraldo di Cale, Brunholi, Português, Fontebasso, Juca Galvão, Leoni,Marquesin,Martins, Maziero, Mingotti, Negrini, Sibinel e Vendramin.
A Rota da Uva envolve também atividades ao ar livre no Sítio São Lázaro, os sabores da microcervejaria Bier Nards, os petiscos do Bar do Celso ou do Bar do Mingo, os lanches do Skina, as frutas do Quiosque Por Falar em Uva, da Barraca Roseira ou da Barraca Sombra & Água Fresca e as novidades do Sítio do Maneco, do Espaço Valsanglau, da Casa Cereser e do Espaço Santa Isabel, entre outras.
Rota da Terra Nova
No roteiro próximo da borda da Serra, uma das novidades recentes foi um curso gratuito sobre orquídeas realizado no Viveiro Terra Nova. Com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o professor Januário da Cunha Melo Neto proporcionou a moradores e visitantes uma visão sobre o cultivo dessa ampla variedade de flores.
A Rota da Terra Nova, em outro lado da cidade, é um roteiro com passeios ao ar livre, trilhas, cavalos e produtos típicos. Seu acesso pelas rodovias pode ser feito pelo trevo das avenidas 14 de Dezembro e Engenheiro Tasso Pinheiro (antiga Estrada da Terra Nova), que também são a referência para o acesso urbano. O cenário também é rural.
No roteiro estão, além do viveiro com trilhas ecológicas e produtos típicos (Terra Nova), uma produtora de conservas (Clamar), um haras com passeios equestres (Terra Nova), um ponto de café colonial (Bookafé), um local especializado em linguiças e cortes suínos (Boutique do Porco) e ainda outras novidades sendo preparadas com Sítio do Vovô, Zé do Café, Cida Salgados, Cantinho do Chocolate Doces e Pães e Margarete Bolos e Doces, entre outros.
Futuras rotas
O projeto de rotas turísticas, apoiado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, estuda para o futuro o surgimento de outros três roteiros nas regiões do Traviú, da Serra do Japi e do Centro Histórico.
Prefeitura de Jundiaí