Rotas Turísticas reforçam Jundiaí como destino de visitas

Com um grande conjunto de atrações para moradores e visitantes, a cidade de Jundiaí conta com dois roteiros turísticos que reúnem diversos desses lugares em eixos territoriais ao norte (na zona rural), e ao sul (na borda da serra), ambos repletos de histórias, surpresas e muita simpatia por parte dos estabelecimentos. São a Rota da Uva e a Rota da Terra Nova, as primeiras de um total de cinco rotas previstas pela Prefeitura.

Rota da Uva tem um sotaque italiano
A Rota da Uva é um roteiro que reúne restaurantes, adegas, barracas, sítios e outras atrações no contexto das paisagens rurais da bacia do rio Jundiaí-Mirim, com acessos das rodovias pela avenida Humberto Cereser ou, pelo lado urbano, pela avenida Comendador Antonio Borin (antiga Estrada do Caxambu). A maioria das atrações está localizada em paisagem rural.

Uva é o símbolo de uma das rotas turísticas na região rural da cidade

São pelo menos 13 adegas: Beraldo di Cale, Brunholi, Português, Fontebasso, Juca Galvão, Leoni, Marquesin, Martins, Maziero, Mingotti, Negrini, Sibinel e Vendramin.

Também estão presentes pelo menos dez restaurantes: Spiandorello, Família Brunholi, Vendinha do Alto, Villa Brunholi, Piatti Belli, Estação Fazenda, Restaurante Dom Martê, Bistecão/A Taverna, Restaurante Carpas e Recanto Marquezin.

A rota envolve também atividades ao ar livre no Sítio São Lázaro, os sabores da microcervejaria Bier Nards, os petiscos do Bar do Celso ou do Bar do Mingo, os lanches do Skina, as frutas do Quiosque Por Falar em Uva, da Barraca Roseira ou da Barraca Sombra & Água Fresca e as novidades do Sítio do Maneco, do Espaço Vaisanglau, da Casa Cereser e do Espaço Santa Isabel, entre outras.

Rota da Terra Nova tem aroma da serra

Na região serrana, o destaque é a rota da Terra Nova

A Rota da Terra Nova, em outro lado da cidade, é um roteiro com passeios ao ar livre, trilhas, cavalos e produtos típicos. Seu acesso pelas rodovias pode ser feito pelo trevo das avenidas 14 de Dezembro e Engenheiro Tasso Pinheiro (antiga Estrada da Terra Nova), que também são a referência para o acesso urbano. O cenário também é rural.

No roteiro estão uma produtora de conservas (Clamar), um viveiro com trilhas ecológicas e produtos típicos (Terra Nova), um haras com passeios equestres (Terra Nova), um ponto de café colonial (Bookafé), um local especializado em linguiças e cortes suínos (Boutique do Porco) e ainda outras novidades sendo preparadas com Sítio do Vovô, Zé do Café, Cida Salgados, Cantinho do Chocolate Doces e Pães e Margarete Bolos e Doces, entre outros.

Novas rotas 
O projeto de rotas turísticas, apoiado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, estuda para o futuro o surgimento de outros três roteiros nas regiões do Traviú, da Serra do Japi e do Centro Histórico. Estimuladas em projeto da área de turismo da Prefeitura, envolvem a organização local em associações locais e o envolvimento da comunidade em cultura, educação e gestão.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais