Com dois novos pratos no roteiro estadual de gastronomia, Jundiaí confirmou nessa terça-feira (30) seu crescimento como polo turístico ao sediar a 8ª etapa do Festival Sabor de São Paulo e também garantir sua representatividade na etapa final do evento prevista para o mês de novembro no Parque Villa-Lobos, na capital paulista. A cidade já havia sido classificada para essa etapa regional promovida no Senac com os pratos “Pizza Jundiaí”, da Quintal Fratelli Pizzaria, e “Pudim de Uva com Queijo Mascarpone”, da Família Brunholi Restaurante.
De acordo com a diretora de Turismo, Marcela Moro, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, as atividades de fomento aos setores envolvidos com essa área pela Prefeitura de Jundiaí mostram resultados promissores. “Os moradores da cidade já entendem esse crescimento da qualidade e a meta agora é ampliar a visibilidade e também o número de turistas”, afirmou.
O prato “Pizza Jundiaí” uniu a massa com a picanha defumada (e mais rúcula e muçarela) para homenagear o cenário local marcado por pizzarias e picanharias. Para uma das proprietárias do Quintal Fratelli, Adriana Balera, os moradores da cidade prezam as iniciativas locais. “No início imaginou-se por estarmos no Eloy Chaves que era uma franquia mas o apreço cresceu ao entenderem que éramos daqui mesmo”, explicou.
Esse foi um dos dez pratos selecionados entre mais de 30 municípios para a etapa regional. “As visitas técnicas aos interessados são feitas ao longo da preparação do evento e a seleção é feita em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, considerando características regionais como as frutas ou mesmo a cultura caipira ancestral”, explica a assessora da revista Prazeres da Mesa, Maria Luísa Cunha.
Todos os dez pratos entram para o guia gastronômico oficial dessa edição do evento estadual.
Para a etapa final foram classificados quatro pratos: a octagenária e renovada Coalhada Cremosa com Calda Artesanal de Figo, da Doçaria Peschiera (de Monte Alegre do Sul), o caipira mas inovador Porquinho Perequetado, da Linguiçaria Real Bragança (de Bragança Paulista), o típico e carnavalesco Pastel de Cucagna, da Cucagna Secos e Molhados (de Piracicaba), e, representando Jundiaí, o Pudim de Uva com Queijo Mascarpone, da Família Brunholi Restaurante.
De acordo com Sandra Brunholi, da centenária família do bairro do Caxambu, essa sobremesa demorou meses para ser desenvolvida e prepara um pudim de leite e calda de uvas em uma apresentação completada pelo queijo da origem do requeijão italiano.
Versão local
Na terça-feira (30) terminou o 3º Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí, promovido pela Prefeitura, que contou com mais de 50 estabelecimentos da cidade. Conheça os pratos especiais que foram criados na edição deste ano e entenda mais um dos motivos do recente crescimento da cidade como polo gastronômico e turístico.
Prefeitura de Jundiaí