A “Sexta no Centro – Cultura e Gastronomia para toda a família” volta a agitar a região central de Jundiaí nesta sexta (15). O evento tem repertório diversificado de atrações que incluem shows de artistas locais, exposição de artesanato e barracas com comidas típicas da nossa região.
As atrações serão Big Chico e Banda e, na sequência, Trio em Transe. “A gente se sente em casa quando se apresenta em Jundiaí, tocando para a família e amigos. É sempre muito especial. Prometemos um grande show, com novidades no repertório e na formação, comemorando 20 anos de carreira. Teremos blues, black music e soul”, afirma o cantor, gaitista e guitarrista Big Chico.
A outra atração é a banda Trio em Transe, com vasto repertório de MPB, rock e reggae. “Participar de um evento como esse, valorizando a cultural local, é sempre uma honra. Nossa expectativa é que as pessoas dancem muito ao som da nossa banda”, destaca o músico Tom Nando (violão e vocal).
Há cerca de um ano o evento teve sua estreia coordenada pelas Secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento e Turismo e o evento fez grande sucesso com o objetivo de revitalizar o Centro da cidade, como defende a administração do prefeito Pedro Bigardi. Nesta edição, o projeto ganha reforço da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que lança um de seus projetos no evento.
Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, a “Sexta no Centro” marca o início de uma nova fase para a cidade. “Ao levar atrações artísticas e gastronômicas para o Centro, reativa-se a vida noturna e a população ganha uma nova opção cultural”, destaca.
O diretor de Cultura, Jean Camoleze, diz que grande parte da população de Jundiaí tem como referência de Centro apenas o comércio. “A necessidade de criar um referencial cultural no Centro, para a população, faz deste evento o ponto de partida para a expansão cultural da nossa região central”, explica.
Na diretoria de Turismo, a assessora Valéria Oliveira lembra que a valorização do Centro só pode ocorrer se ele for de fato ocupado. “A a melhor maneira é oferecendo à população atrações culturais de qualidade, com excelentes opções de gastronomia, que conseguimos com a presença dos inscritos nos Varejões Noturnos, além da oportunidade oferecida aos artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão, que podem expor e comercializar seus produtos.”
Contêiner-Oficina
O evento também estará sendo aproveitada para o lançamento do contênier que abria a “Oficina da Cidade” do projeto Urbanismo Caminhável, que vai funcionar durante três meses na praça da Matriz.De acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, as diversas frentes que atuam na reabilitação do Centro visam trazer novos olhares e valorizar o patrimônio e a identidade da cidade. O ato será às 17h30.
O que é que a Sexta tem?
A Sexta no Centro valoriza os artistas locais e atrai um público diversificado de toda a região de Jundiaí em busca de boa música, boa comida e artesanato de alta qualidade.
As barracas de comidinhas e quitutes vão abrir o apetite dos famintos com doces, pastéis, churros, tapioca e a versão local dos pratos mais famosos das comidas árabe, japonesa, portuguesa e italiana.
O artesanato jundiaiense faz uma verdadeira exposição de arte a céu aberto com pinturas em madeira, em tecido, peças recicladas, patchwork e bijuterias.
Jean Camoleze informa que as atrações musicais estão sendo definidas. Mas que o número do público nas edições passadas comprova que a ideia já deu certo.
Serviço
A Sexta no Centro é realizada uma vez por mês, das 18h às 22h, na Praça Governador Pedro de Toledo. A entrada é franca.
Agende-se para os próximos eventos: 12 de junho, 10 de julho, 14 de agosto, 11 de setembro, 9 de outubro e 13 de novembro.
Prefeitura de Jundiaí