A esperada volta da programação anual do “Sexta no Centro”, projeto cultural que conquistou os jundiaienses, é na próxima sexta-feira (11), das 18h às 22h, na praça Governador Pedro de Toledo (Largo da Matriz).
O evento conta com atrações musicais no palco em frente ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão e também com gastronomia diversificada do Varejão Noturno e as criativas barracas de artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão, além de um horário estendido do próprio museu.
Nas atrações musicais estão a banda Serelepe com forró pé de serra na abertura da festa, lançando seu disco “Serelepe Por Aí…”, apoiado pelo Programa Estímulo à Cultura, que faz referências aos ritmos percussivos brasileiros, como forró, baião, xote, maracatu, ciranda, entre outros.
“Estamos muito ansiosos com a oportunidade. Gostaria de enfatizar e agradecer a Prefeitura por possibilitar que a música popular brasileira se dissemine na cidade por meio deste disco”, conta Robson Póvoa, vocalista do grupo.
A outra atração da noite é a banda Baile Fino, a partir das 20h, com seus nove músicos na contagiantemistura de estilos e repertório que resgata bailes e gafieiras antigos com uma roupagem moderna, influenciada pelo jazz e também com MPB, pop e clássicos do rock.
Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o evento vai inaugurar uma nova fase para região central. “O ‘Sexta no Centro’ tornou-se um marco na ocupação urbana de Jundiaí. O programa promove a valorização dos artistas na região e resgata a vida noturna do espaço urbano“, enfatiza.
O evento é uma ação conjunta da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.
Centro Histórico
Em 2015, o programa alcançou mais de 20 mil pessoas em Jundiaí e contou com a apresentação de 22 grupos musicais. Neste ano, as expectativas são ainda melhores com a mistura de o acesso universal à cultura, ao lazer e ao entretenimento.
“Grande parte da população de Jundiaí tem hoje como referência de Centro da Cidade apenas o comércio presente ali. Mas, entre os objetivos do programa, está o de fomentar a revitalização cultural e de outros usos do Centro Histórico, convertendo-o em um polo cultural por meio de eventos periódicos que unem atrações culturais, gastronomia e artes, atualmente uma vez por mês”, afirma o diretor da Secretaria de Cultura, Jean Camoleze.
Já o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, destaca a relevância do evento para o município. “Percebemos o quanto a população gosta de eventos culturais nessa região antiga da cidade. Este trabalho conjunto das secretarias é importante para a cidade e mostrou que é possível promover a revitalização do Centro com programas simples, que englobam o entretenimento geral”, pontua.
O projeto faz parte de uma ação mais ampla da Prefeitura, que envolve a recuperação de praças e pontos de referência, o aumento da programação cultural e a valorização do patrimônio histórico e cultural.
Novas datas
O “Sexta no Centro” ganha novos atrativos ao longo das suas realizações neste ano. Confira as datas: 11 de março, 8 de abril, 13 de maio, 10 de junho, 8 de agosto, 9 de setembro, 14 de outubro e 11 de novembro.
Prefeitura de Jundiaí