Eventos movimentam rede hoteleira de Jundiaí

Dados observados pelo Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura de Jundiaí, apontam para a completa ocupação da rede hoteleira de Jundiaí, para o próximo final de semana, quando será realizado evento esportivo na cidade. A movimentação adicional proporcionada pelos eventos no município aquecem a economia local em todos os setores.

A expectativa de mais de mil pessoas em circulação em Jundiaí no próximo final de semana alegrou os empresários do setor hoteleiro, que registram quase 100% de ocupação derivada do evento esportivo Arena Cross, responsável por arrecadar quatro toneladas de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí.

“A movimentação econômica retomada no pós-pandemia – conquistada a partir da ampla vacinação – é essencial para a cidade. Os eventos agregam a vários setores, não somente em turismo, como serviços e alimentação. Jundiaí é um mercado em ampla expansão e que a gestão investe para tornar o ambiente ainda mais atrativo, a partir do ambiente de inovação proporcionado”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“A mobilização econômica que eventos deste porte desencadeiam é intensa, pois além da estadia e do consumo direto no evento, ainda se contabiliza a movimentação em bares ou restaurantes e passeios pelas rotas turísticas da cidade”, comenta o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes.

Eventos mobilizam e aquecem economia na cidade

Segundo Erich Biller, membro do Conselho de Turismo, onde representa os meios de hospedagem e é responsável pelos hotéis Adagio Jundiaí e Ibis Budget Jundiaí, a expectativa é muito alta para o próximo final de semana. “Nossa previsão é que a ocupação dos hotéis chegue a mais de 80% entre sexta, sábado e domingo.

Mais que uma prova do motociclismo nacional, o Arena Cross, a cada etapa, movimenta a economia da cidade-sede e gera empregos diretos e indiretos. A caravana do evento conta com mais de mil pessoas que circulam por hotéis, pousadas, comércio, postos de combustíveis, supermercados, restaurantes, bares, entre outros estabelecimentos comerciais.

“Eventos deste porte aquecem não só o setor hoteleiro, mas todo o turismo da cidade. Quem se hospeda aqui também frequenta bares, restaurantes, shopping e etc. Também não podemos esquecer das rotas turísticas e do turismo rural, que sempre atraem pessoas de fora principalmente aos finais de semana, e colaboram para aumentar a porcentagem de hospedagem no hotel”, completa. Ainda segundo Erich, o turismo de lazer já está ultrapassando o turismo para negócios em Jundiaí, quando falamos em termos de hospedagem.

Para a Diretora de Turismo da UGAAT, Marcela Moro, com os bons resultados da vacinação contra a COVID-19 e toda a retomada do fluxo, o ano de 2022 promete superar os números relacionados ao turismo em anos anteriores. De acordo com dados do Departamento, disponíveis para consulta no portal do Turismo, o Imposto sobre Serviços (ISS) relativos ao turismo representou 4,46% do total arrecadado pelo município em 2019. Já em 2021, mesmo com a pandemia, representou 4,41%, ou seja, ainda que tivéssemos alguns meses de lockdown, o fluxo foi muito significativo em 2021, quando o município recebeu 1.038.339 turistas e promete ser maior ainda em 2022. Além da atração de um maior número de turistas para os atrativos tradicionais da cidade, em especial para as rotas turísticas, a retomada dos eventos irá intensificar o fluxo e aquecer ainda mais o setor.

Fotos: Fotógrafos PMJ