Turismo de Jundiaí comemora os números conquistados em 2021

O setor de turismo de Jundiaí comemora os números de 2021. Após um ano de 2020 difícil, em que o segmento foi seriamente afetado pela crise do coronavírus e fases restritivas, com portas fechadas, em 2021 a retomada foi positiva, segundo o levantamento realizado pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio do Departamento de Fomento ao Turismo.

“O turismo é um importante setor que movimenta a economia, gera emprego e renda para a população. Ver essa retomada é motivo de alegria. Jundiaí se consolida cada vez mais como um destino turístico de lazer e rural. Fazer parte do Circuito das Frutas e integrar o Distrito Turístico Serra Azul, criado no ano passado, são fatores que ajudam a ampliar a divulgação e visibilidade da cidade como destino turístico”, declara o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Em 2021, Jundiaí recebeu 1.038.339 visitantes, sendo 693.633 no turismo de lazer e 344.706 no turismo de negócios. “São números promissores, que aproximam ao fluxo identificado em 2019, quando a cidade recebeu 1.073.192 visitantes(706.387 no turismo de lazer/rural e 366.085 no turismo de negócios), uma vez que em alguns meses de 2021 foi necessária a limitação de atividades por conta da pandemia do coronavírus”, explica o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Segundo levantamento, 7% das empresas existentes no município tem CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) vinculada ao setor, o que representa em torno de 3.500 empresas. O turismo injetou U$ 173.016.095.49 na economia da cidade em 2021. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Ao lado de um riacho, estão mesas, cadeiras e guarda sol, pessoas estão sentadas nas cadeiras. Há verde e árvores pelo espaço.
O número de visitantes no turismo de Jundiaí aumentou em 174% em 2021 no comparativo com 2020

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, quando os empreendimentos turísticos ficaram muitos meses sem atividades, no comparativo de 2021 com 2020, foi registrado o crescimento de 174%  no número de turistas e de 219% no valor injetado na economia da cidade. 

“O levantamento do fluxo turístico teve início em 2013 e os números de 2021, mesmo com os períodos restritos por conta da pandemia, se aproximaram dos dados de 2019, quando foi registrada a melhor performance em termos de números de turistas recebidos no município. Podemos avaliar que foi o melhor ano da história para o turismo de Jundiaí. Certamente é um marco para ser comemorado, principalmente após o difícil ano de 2020, que foi de grande dificuldade para o setor”, afirma a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro.

A cidade conta com seis Rotas Turísticas: Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova, Uva e do Vinho, que oferecem mais de 600 atrativos turísticos como adegas, restaurantes, parques, sítios, museus, cervejarias, entre outros. 

Para saber mais sobre as Rotas o turista pode acessar o site, onde tem acesso às informações de todos os atrativos e organizar seu próprio roteiro, que pode incluir passeios em uma ou mais rotas. “Além disso, ao clicar no link Turismo Jundiaí, é possível ter acesso às opções de hospedagem e possibilidades de vivências na cidade. Convidamos as pessoas a também seguirem as Rotas no Instagram: @rotadocastanho @rotadocentrohistorico @rotadaculturaitaliana @rotadaterranova @rotadauvaoficial  @rotadovinhojundiai”, afirma a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais