Pesquisa sobre percepção do turismo: população de Jundiaí acredita no potencial da área para a economia da cidade

O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria do Estado de São Paulo (SETUR-SP), divulgou os resultados da Pesquisa da Percepção do Turismo nos Municípios do Estado de São Paulo. Jundiaí está entre as 15 cidades que tiveram mais participação da população e os resultados mostram que os munícipes reconhecem o turismo como importante impulsionador de economia, gerador de empregos e preservação da cultura local.

A pesquisa aponta que 84,93% dos participantes reconhecem que o turismo beneficia a economia da cidade; 74,17% acreditam que o turismo cria empregos; 69,52% entendem que o turismo ajuda a preservar e celebrar a cultura local e 77,94% apontam que o turismo é bom para a cidade de uma maneira geral.

“A avaliação demonstra que o trabalho do turismo em Jundiaí está consolidado e evolui cada vez mais. A população percebe e entende o quanto a atividade turística é importante para a cidade, que amplia as oportunidades de atividade econômica, preservação da cultura e das tradições”, afirma o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro, salienta a importância da pesquisa. “Conseguimos entender como a população percebe o turismo e que é uma atividade essencial para a economia da cidade. Uma comunidade que não percebe os benefícios que o turismo pode trazer para a cidade e para as pessoas pode rejeitar as ações e, consequentemente, não ser tão hospitaleira com o turista quanto necessário para o bem-receber”.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Imagem está desfocada no primeiro plano, mas é possível ver planta verde e algumas pessoas. Ao fundo a imagem está nítida e avista-se uma plantação de uvas.
População jundiaiense reconhece a importância do turismo para a cidade

A Pesquisa

O estudo é realizado anualmente e, neste ano, contou com a participação de 287 municípios e 14.366 respostas. A pesquisa foi promovida no fim de 2021, por meio do preenchimento de formulário digital, distribuído às cidades participantes.

Jundiaí ainda superou a meta estabelecida pela Secretaria de Turismo do Estado, que era de, no mínimo, 190 respostas do município. Ao fim do trabalho, foram registradas por Jundiaí 272 respostas. “Agradecemos a participação da população. Para conquistarmos o resultado positivo, atuamos nos grupos das Rotas Turísticas, junto ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e a todo o trade turístico para que houvesse a participação efetiva da população, pois entendemos ser de extrema importância essa coleta de dados”, conclui Marcela.

Segundo o CIET/SETUR, a previsão é de que seja realizado um monitoramento constante das percepções locais do turismo para garantir que o crescimento sustentável do turismo no Estado esteja alinhado com os valores de sua população.

Fotos: Fotógrafos PMJ