Agronegócio e Turismo promovem ações em homenagem às mulheres

Em homenagem ao mês em que é comemorado o Dia das Mulheres, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) promove diversas ações em março, a “Oficina de Plantas Aromáticas e Medicinais”, no dia 8, em parceria com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos, a “Oficina de Kokedama – com plantas aromáticas e medicinais”, no dia 15, em parceria com a Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), ambas voltadas principalmente para as mulheres na produção rural e desenvolvidas pelo Departamento de Agronegócio. Já o Departamento de Fomento ao Turismo promove Feiras de Artesanato presencial e virtual, do programa Jundiaí Feito à Mão.

A Oficina de Kokedama – com plantas aromáticas e medicinais” será ministrada pela equipe da Nova UBS Corrupira, juntamente com a Assistência Farmacêutica e Atenção Básica, no dia 15 de março. Para fazer inscrição basta entrar em contato pelos telefones 4589-8581/8822. 

“É uma ação com fitoterapia, plantas medicinais e aromáticas, que estimula a troca de experiências com a comunidade. As participantes irão conhecer as plantas, como deve ser usado e inserimos a questão científica do nome, como reconhecer, qual parte utilizar, como fazer uma infusão, maceração. Como usar as plantas de forma segura, cuidados, quem pode tomar e efeitos que podem resultar”, explica a farmacêutica da UGPS, Ana Rodrigues. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em uma sala com piso e paredes brancas, estão sentadas cinco pessoas e outras duas estão em pé, em volta de uma mesa, onde estão apoiadas plantas em vasos. 
As pessoas são todas mulheres, usam máscara facial.
Oficina de Kokedama será em parceria com a Nova UBS Corrupira

A “Oficina de Plantas Aromáticas e Medicinais” será em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), no dia 8 de março, das 8h30 às 11h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no telefone da UGAAT nos números 4589-8872/8581/8692/8793. Podem participar preferencialmente mulheres que moram na zona rural e que tenham suas propriedades estabelecidas em Jundiaí. 

A Oficina será realizada no Jardim Botânico de Jundiaí e ministrada pelo Engenheiro Florestal da UGISP, Thiago Pinto Pires. As participantes vão conhecer o espaço com uma visita guiada pelas coleção de plantas do Jardim Africano, cactos, suculentas, plantas alimentícias e canteiro de plantas aromáticas e medicinais, onde será realizada uma abordagem com o detalhamento histórico das plantas, suas origens, usos consolidados na culinária e na medicina popular.

Jundiaí Feito à Mão

O Departamento de Fomento ao Turismo promove duas feiras de artesanato presenciais em comemoração às mulheres. No térreo do Paço Municipal, o evento será de 7 a 10 de março, das 8h às 17h. 

Outra feira será na Praça da Matriz. Serão 12 artesãos oferecendo diferentes produtos no período de 7 a 12 de março. De segunda a sexta-feira das 9h às 17h e no sábado das 9h às 13h.

Quem prefere fazer as compras pelo ambiente on-line, pode participar da Feira Virtual, que será de 7 a 9 de março. Para participar é fácil e simples, basta acessar o link, entrar no grupo do WhatsApp e ficar atento às publicações dos artesãos. 

O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, fala sobre a importância das ações. “Desenvolvemos eventos que oferecem mais conhecimento para as mulheres do agronegócio, assim como ações para estimular a venda dos produtos do programa Jundiaí Feito à Mão. Jundiaí atua com políticas públicas que valorizam o agronegócio, abastecimento e turismo, além de incentivar a geração de renda”, afirmou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Publicada em
Leia mais sobre

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais