PDL do Circuito das Frutas promove a primeira reunião com o grupo de trabalho

Com o objetivo de fortalecer a governança regional, trabalhar a capacitação dos empreendimentos do segmento de turismo, desenvolver gestão inteligente, sustentável e ações que aprimorem os produtos turísticos regionais e a divulgação dos mesmos, foi realizada, na semana passada, a primeira reunião do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) de Turismo para o Circuito das Frutas.

O programa é realizado em parceria com o SEBRAE/SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) com os dez municípios do consórcio (Jundiaí, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) e beneficia os empreendimentos turísticos das cidades que fazem parte do Circuito.

Imagem de reunião online
Programa beneficia os empreendimentos turísticos do Circuito das Frutas

“Em Jundiaí, o PDL tem a parceria da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), bem como a participação de representantes das demais cidades do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas e está sendo realizado pelos escritórios de Jundiaí, Campinas e Guarulhos do SEBRAE. Esse é um importante trabalho que vai beneficiar o turismo rural, principal atrativo do Circuito”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

No primeiro encontro foram abordados temas como o Plano Regional de Turismo e Metodologia do PDL e adaptações necessárias, os principais desafios do Circuito, diagnóstico do ambiente empreendedor, políticas públicas, entre outros.

“Logo nesta primeira reunião  já iniciamos a avaliação das ações previstas. Estiveram presentes 50 participantes entre poder público e iniciativa privada. As discussões foram muito boas e mostram que será um trabalho com muito conteúdo para aprimorar o turismo do Circuito das Frutas”, afirmou a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro.

Jundiaí Empreendedora

Visando realizar um diagnóstico das principais vocações econômicas da cidade, fomentar setores e qualificar os micro e pequenos negócios do município, a Prefeitura de Jundiaí aderiu, em fevereiro de 2021, ao PDL (Programa de Desenvolvimento Local), do Sebrae, que faz parte do programa Jundiaí Empreendedora, criado para reduzir, no âmbito econômico, os reflexos negativos da pandemia da Covid-19.

Por meio do diagnóstico, serão realizadas uma série de ações na forma de programas técnicos, projetos e atividades de apoio aos microempreendedores individuais (MEI), às microempresas (ME) e às empresas de pequeno porte (EPP), com vistas ao fomento da economia local.