Circuito das Frutas define os novos membros do Conselho de Turismo

O Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas promoveu, na quinta-feira (24), Assembleia do Conselho Regional de Turismo do Circuito das Frutas, com a participação de representantes das 10 cidades que fazem parte do consórcio: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

A proposta do encontro, realizado de maneira on-line, foi criar um Conselho Regional do Circuito das Frutas, visando adequação à nova organização das regiões turísticas. “Essa é uma nova determinação do Ministério do Turismo, para inclusão das regiões turísticas no Mapa do Turismo Brasileiro. A partir de agora, o formato consórcio não será mais aceito como representação para a Instância de Governança Regional e por isso é preciso formalizar o Conselho Regional de Turismo do Circuito das Frutas”, explicou a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

Para formalizar a nova estrutura, os mais de 50 participantes aprovaram a proposta de Regimento Interno do Conselho e, por eleição, foram escolhidas Mirian Oliveira para o cargo de presidente e Alcimari Gorla para vice-presidente. Ambas representantes de Jundiaí.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Reunião on-line com imagens dos participantes em mosaico na tela.
Encontro definiu a criação do Conselho Regional do Circuito das Frutas

Mirian é presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Jundiaí, proprietária da Adega Oliveira em Jundiaí e se candidatou para o do Circuito das Frutas. “Tenho acompanhado o quanto o conselho ajuda na integração entre os setores público e privado. O Conselho do Circuito é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento regional pois vai criar uma representatividade mais ampla e fortalecer e concretizar ainda mais a parceria entre os setores. O Circuito vai ganhar ainda mais  força no cenário nacional com a nova organização proposta. Além disso, Jundiaí poderá estar presente, ativa dentro do Conselho e com destaque para a cidade”, afirmou  a presidente eleita.

Com a nova alteração, o objetivo é trabalhar o Circuito das Frutas dentro de uma gestão moderna de organização do turismo, de maneira participativa. “A criação do Conselho Regional é um passo de grande importância para a organização e planejamento do destino turístico como um todo, pois, com essa estrutura, poder público e iniciativa privada discutem e planejam o turismo do Circuito das Frutas de maneira equalizada e participativa:  todos ganham com o modelo de governança participativa”, avalia Marcela.