O ano de 2021 foi marcado pela retomada do turismo em Jundiaí, pelo lançamento do Distrito Turístico Serra Azul e pela conquista do bicampeonato do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 – categoria Turismo Rural.
Lançado em 29 de novembro, o Distrito Turístico Serra Azul é formado pelos municípios de Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo. A previsão é que seja feito o investimento de R$ 1,8 bilhão proveniente da iniciativa privada e geração de 7,4 mil novos empregos nos próximos cinco anos.
A região do Distrito Serra Azul recebe 10 milhões de visitantes por ano e a expectativa é que esse número seja ampliado. As principais atrações são os parques Hopi Hari e Wet’n Wild, que também contam com dois centros de eventos e convenções. A região ainda é sede do Outlet Premium, considerado o maior espaço multimarcas do Brasil, e o shopping SerrAzul Plaza, construído em uma área suspensa de 5,6 mil m² sobre a Rodovia dos Bandeirantes.
“O turismo em Jundiaí está consolidado, cresce ano a ano e tem importante papel no desenvolvimento da cidade. O Distrito chega para confirmar o potencial da nossa região em gerar empregos e renda”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado.
Turismo rural em destaque
Jundiaí conta com seis Rotas Turísticas, sendo que cinco são de turismo rural, categoria que o município conquistou como grande vencedora da 3ª edição do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021. O Circuito das Frutas, consórcio que a cidade faz parte, também foi premiado na categoria Região Turística. O Prêmio Top Destinos Turísticos é uma realização conjunta da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e do SKAL Internacional São Paulo.
“Após as dificuldades enfrentadas pelo turismo por conta da pandemia e períodos mais restritivos, a área teve a coroação do trabalho desenvolvido pela cidade e região. Jundiaí e principalmente nosso turismo rural tem se destacado no cenário nacional”, afirma o gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.
Segundo o Departamento de Fomento ao Turismo, 7% das empresas existentes no município tem CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) vinculada ao setor, o que representa em torno de 3.500 empresas. Apesar do impacto da pandemia, em 2020, o turismo injetou em Jundiaí 54 milhões de dólares. “No ano anterior, a renda direta gerada pelo setor foi de 181 milhões de dólares. Prevemos um crescimento de 10% neste ano. Estamos otimistas para os próximos meses e para 2022 ”, comenta a diretora de Turismo, Marcela Moro.
E foi o turismo rural o grande impulsionador para a retomada do setor. Pesquisa promovida pelo Departamento de Fomento ao Turismo aponta que, desde a reabertura dos empreendimentos, 100% dos participantes registraram aumento de fluxo turístico. A pesquisa mostra que 83,8% dos empreendimentos identificaram que, atualmente, estão recebendo mais turistas do que no período pré-pandemia e que 54,5% dos empreendimentos já recontrataram funcionários ou contrataram mais colaboradores para esse novo período.
A cidade conta com seis Rotas Turísticas (Vinho, Uva, Cultura Italiana, Terra Nova, Castanho e Centro Histórico), que oferecem mais de 600 atrativos turísticos como adegas, restaurantes, parques, sítios, museus, entre outros. Para saber mais sobre as Rotas Turísticas, basta acessar o site.
Circuito das Frutas
O ano de 2021 foi um ano de vários projetos para a região do Circuito das Frutas. A região, que pretende melhorar sua qualificação como Destino Turístico Inteligente, iniciou projeto nessa área, em parceria com o SENAC/SP e participação da governança regional, para desenvolver um ambiente favorável à implementação de ações relevantes com foco em tecnologia, acessibilidade e fortalecimento da gestão regional. A região também assinou parceria com o SEBRAE/SP para desenvolvimento de projeto focado em Desenvolvimento Local, que prevê ações de capacitação e consultoria voltadas para os empreendimentos turísticos. O Circuito das Frutas lançou ainda um novo site, que traz informações dos dez municípios que compõem o Consórcio, além de uma série de vídeos institucionais sobre a região.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação