Empreendimentos Turísticos passam por capacitação para acessibilidade universal em projeto Vovô Bem-Vindo

A Prefeitura de Jundiaí, por meio das unidades de gestão da Casa Civil e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, realizou uma capacitação on-line voltada para empreendimentos que desejam se preparar com acessibilidade universal, dentro do projeto Vovô Bem-Vindo. A capacitação foi dada pelo assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos, e contou com outros diretores, assessores e empreendedores da área do turismo.

O objetivo do projeto Vovô Bem-Vindo é fomentar a prática de turismo para esse público no município de Jundiaí e, cada vez mais, tornar a cidade referência em hospitalidade para diferentes perfis de público.

Durante capacitação on-line foram apresentadas informações sobre o projeto

Marco apresentou informações importantes na capacitação, como normas técnicas, regras a serem seguidas e comunicação visual a ser respeitada nos estabelecimentos que recebem turistas. “É importante observar que, com o avanço da idade, as pessoas podem perder sentidos como a visão e a audição, tem diminuição da capacidade física e mobilidade, e isso exige um cuidado especial por parte dos empreendedores na hora de receber esse público”, declarou. “O ambiente precisa favorecer a inclusão, para que todas as pessoas convivam em condição de igualdade.”

“Jundiaí tem um público idoso de aproximadamente 80 mil pessoas, o que revela a importância desse projeto”, declara a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro. “Nosso projeto está criando roteiros para os idosos e inclusive conta com uma cartilha própria, com orientações para que os empreendimentos se preparem para receber este perfil de turista.”

Todas as informações do projeto Vovô Bem-Vindo e o acesso à cartilha podem ser obtidos AQUI.

Também participaram da capacitação a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Mirian Oliveira, a assessora de Políticas Públicas para o Idoso, Alessandra Citelli e o assessor de Políticas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.

Foto: fotógrafo PMJ