Jundiaí lança o projeto Vovô Bem-vindo voltado para o turismo de idosos

Em comemoração à Semana do Idoso e com o objetivo de fomentar a prática de turismo para esse público no município de Jundiaí e tornar, cada vez mais Jundiaí referência em hospitalidade e bem-receber para diferentes perfis de público, foi assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, na manhã desta sexta-feira (01), decreto que cria o Projeto Vovô Bem-Vindo.

Somente em Jundiaí, a população de idosos é de 80 mil pessoas. “A iniciativa reforça a qualidade de vida e ampara a questão socioemocional dos idosos. Eles querem se relacionar, conhecer lugares e fazer uma cidade mais acessível para eles é de extrema importância”, comentou o prefeito.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Teresa Nering Borçari, comentou que o decreto é mais um avanço para os idosos. “Essa assinatura fecha com chave de ouro a Semana do Idoso. Estamos felizes com mais essa ação que acolhe os idosos.”

Para a presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Mirian Oliveira, o projeto é mais uma oportunidade para que os empreendimentos possam se qualificar. “O Vovô Bem-Vindo traz um olhar diferenciado para os empreendimentos, a valorização dos idosos e de toda a população que se beneficia com as adequações. Certamente vai atrair ainda mais público para os atrativos turísticos e faz com que os idosos tenham mais opções de passeios”, declara.

Vovô Bem-Vindo fomenta a prática do turismo para idosos

O gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, lembra que a Unidade irá fomentar a prática de turismo para idosos dentro do conceito staycation. “É um nova modalidade de turismo, em que o turista, em seu período de férias ou tempo livre, aproveita para conhecer e vivenciar as experiências das opções e atrativos turísticos de sua própria região. A UGAAT irá desenvolver plano de capacitação dos empreendimentos para que se adequem e estejam cada vez mais aptos a receber os idosos e todos os perfis de público”.

Com o lançamento do projeto, 16 atrativos turísticos já fazem parte do Vovô Bem-Vindo. A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro explica como os empreendimentos podem aderir à iniciativa. “No site (https://turismo.jundiai.sp.gov.br/programavovobem-vindo/), os visitantes poderão ter acesso aos empreendimentos que irão compor o projeto e os empresários podem preencher o cadastro para participarem do Vovô Bem-Vindo e conhecer a cartilha com dicas para atender bem, bem como instruções de adaptação dos espaços”.

Participaram da assinatura o vice-prefeito, Gustavo Martinelli, os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, da Casa Civil, Gustavo Maryssael, os vereadores Faouaz Taha e Adílson Pereira Junior e a assessora de Políticas para o Idoso, Alessandra Citelli.

Fotos: Fotógrafos PMJ