Prefeitos de Jundiaí e região reúnem-se para discutir o Distrito Turístico Serra Azul

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, participou, nesta quarta-feira (12), de reunião com prefeitos e representantes dos municípios de Itupeva, Louveira e Vinhedo para a discussão do Distrito Turístico Serra Azul. Também estiveram presentes  o chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Wagner Hanashiro, e, representando a iniciativa privada, o presidente do Wet’n Wild, Alain Baldacci e o representante do complexo Serra Azul, Cesar Federmann.

O encontro, realizado de maneira on-line, teve como objetivo ampliar as conversas para potencializar o modelo mais estratégico na condução do tema. “Queremos preparar a região e articular setores que tenham interdependência na execução de projetos relevantes para a criação do Distrito Turístico e potencializar o modelo mais estratégico na condução dos trâmites necessários”, declarou Luiz Fernando.

Distrito Turístico Serra Azul tem potencial para se tornar um dos maiores polos receptores de turistas da América do Sul

Federmann apresentou os dados potenciais para o Distrito Turístico Serra Azul e o master plan de infraestrutura turística, que inclui uma rede de empreendimentos, policiamento turístico, sinalização própria e ainda escola profissionalizante para capacitar a mão-de-obra.

O representante da Secretaria de Turismo orientou que, enquanto aguardam a tramitação do processo que regulamenta os distritos turísticos no Estado de São Paulo, os municípios podem iniciar algumas ações. “O pré-requisito é ter a anuência de cada um dos municípios participantes, que devem também promover uma consulta pública sobre o tema, o que pode ser realizado por meio do Conselho de Turismo”, explicou.

O Distrito Turístico Serra Azul será formado por áreas das cidades de Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo, e a sua criação ocorrerá tão logo a regulamentação da Lei dos Distritos Turísticos seja publicada por meio de decreto do Governo do Estado. Os distritos turísticos têm como objetivo estimular a atração e a implantação de empreendimentos para ampliar as atividades econômicas associadas ao turismo, geração de renda e de empregos e fomentar parcerias entre as iniciativas públicas e privadas, voltadas à promoção do turismo estadual.

O Distrito Turístico Serra Azul pretende tornar-se um dos maiores polos receptores de turistas da América do Sul.

Fotos: Fotógrafos PMJ