Comidas típicas, plantação de uva, história e ar puro são as atrações da Rota da Cultura Italiana

Tomar café da manhã colonial ou degustar deliciosos pratos típicos italianos com vista para a paisagem de propriedades rurais, visitar pequenos sítios familiares que produzem frutas e vinhos, construções carregadas de cultura e tradição, caminhar por entre plantações e respirar um ar mais puro. Essa é a Rota da Cultura Italiana, um dos cinco destinos turísticos rurais que Jundiaí oferece dentre as seis Rotas Turísticas.

Localizada na região do Traviú, a Rota da Cultura Italiana oferece aos visitantes diversas opções de passeio, que podem iniciar logo pela manhã, com um café colonial, que oferece deliciosas comidas típicas preparadas diretamente no fogão a lenha, além de uma bela vista.

Espaços oferecem almoço, espaço ao ar livre e vista para as plantações

Para o almoço, os turistas podem sentar, degustar pratos como polenta, macarrão e lasanha apreciando a paisagem rural, com vista para parreiras de uvas, ou sentar sob as árvores, com os pés na grama para fazer a conexão diretamente com a natureza. Conhecer as adegas que oferecem vinhos e cervejas artesanais.

Outra opção são as adegas para degustação de vinhos, cervejas artesanais e que são um convite para visitar adega em forma de tonel e as plantações, um “ambiente de sítio” para quem é fã de turismo rural. A Rota ainda conta com empórios e restaurantes que oferecem produtos que carregam a tradição da região. São frutas, verduras, compotas e muita comida italiana como massas sem conservantes e com ingredientes naturais para que os visitantes possam levar um pouco da tradição italiana para casa.

“Além dos restaurantes e comércios, convidamos as pessoas para que visitem também a antiga Capelinha, que traz as insígnias de origem dos moradores do bairro. A Rota da Cultura Italiana é um convite para quem quer desacelerar, degustar boa comida, conectar-se com a natureza e, claro, com a cultura italiana”, lembra a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro.

Os espaços oferecem mesas ao ar livre e em áreas abertas, além de seguirem os protocolos de segurança sanitária de combate à Covid-19. Antes de visitar os locais é importante que o visitante verifique os horários de funcionamento, em virtude de possíveis alterações no Plano São Paulo. Alguns pontos trabalham somente com agendamento. Conheça mais sobre a Rota da Cultura Italiana no site.

Fotos: Fotógrafos PMJ