Circuito das Frutas aprova contratação de serviço para medir fluxo de turismo regional

Em reunião com representantes da Região, na manhã desta terça-feira (27), o Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas aprovou a contratação de um serviço que fará a medição, mês a mês, do fluxo de turistas que circulam pelas dez cidades que compõem o Circuito das Frutas: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Durante a reunião, feita de forma on-line, Jundiaí foi representada pelo prefeito e presidente do Circuito das Frutas, Luiz Fernando Machado.

“Um serviço como esse sem dúvida representa um avanço, já que, ao entendermos esse fluxo de turistas, passamos a justificar nosso investimento em políticas públicas para essa área, assim como direcionar de uma forma mais inteligente nossos recursos”, declara Luiz Fernando. “O turismo é um setor importante para nossa economia, gerando emprego, renda e riquezas para pessoas e empresas.”

Prefeito Luiz Fernando durante a reunião do Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas

Com a aprovação, o conselho abrirá processo de licitação para contratar a empresa que realizará o trabalho. Segundo a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, o serviço permitirá que os municípios entendam quais os destinos mais procurados pelos turistas, quem são eles, o tempo médio de estadia em hotéis e suas origens.

“A mensuração de fluxo turístico promovida por esta proposta irá levar o Circuito das Frutas a um novo patamar em termos de planejamento”, observa Marcela. “Conhecer o volume de pessoas que circula na região fará com que tenhamos a dimensão exata do que o turismo significa para todos os municípios. É o primeiro passo – e um dos mais importantes – para que nos tornemos um destino turístico inteligente, dentro dos padrões internacionais de competitividade.”

Atualmente, como explica Marcela, o Circuito ainda conta com uma forma um tanto “rústica” para a medição desse fluxo, com uma projeção feita a partir da passagem de turistas pelos empreendimentos turísticos e meios de hospedagem.

A reunião aprovou também a contratação de uma assessoria jurídica e discutiu o investimento em ciclorrotas que passam por todas as dez cidades. Foi apresentada ainda, em fase de testes, a primeira versão do novo site do Circuito das Frutas, que contará com serviços diversos, como o cadastro dos locais que oferecem alimentação e experiências turísticas.

Área verde de uma adega localizada no bairro Traviú; investimentos para potencializar o setor

Foto: fotógrafo PMJ