Com o objetivo de implementar um programa de capacitação e assessoria dirigida aos municípios associados para o desenvolvimento de um destino turístico inteligente, o Circuito das Frutas, que é presidido pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, desenvolve um trabalho que visa analisar o cenário da região com relação aos indicadores dos Sistema de Autodiagnóstico DTI (Destino Turístico Inteligente) do Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas da cidade de Valência, na Espanha.
O projeto será desenvolvido em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Jundiaí. A ação foi aprovada por unanimidade pelos 10 municípios que integram a região turística. A ideia de trazer o trabalho para o Circuito das Frutas surgiu após a apresentação dos resultados da pesquisa realizada pelo professor Antonio Carlos Bonfato, com 114 municípios paulistas, incluindo diversos do Circuito.
Jundiaí amplia o conceito de ‘Smart Cities’ e o destino turístico inteligente faz parte dessas ações. “Ao transformar o município em cidade inteligente, o setor turístico também é beneficiado. Com esse projeto vamos ampliar esse conhecimento para as demais cidades do Circuito das Frutas, com o trabalho e desenvolvimento de atividades e implementação de ações pautadas nesse importante conhecimento compartilhado. Um projeto inédito no Brasil”, afirma Luiz Fernando.
“O trabalho realizado pelo professor Antonio Carlos já apresentou um diagnóstico prévio. Agora iremos atuar para aprimorar os aspectos da região como um todo e para transformar Jundiaí e o Circuito das Frutas em destinos turísticos inteligentes”, explica a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro.
Para o Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, o mundo pós pandemia evidencia ainda mais a necessidade dos setores econômicos se adequarem às novas ferramentas tecnológicas e este Programa vem colaborar com esta adequação do Trade de Turismo de nossa Cidade e de nossa região.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação