PDL do Circuito das Frutas busca aprimorar o turismo e fortalecer o empreendedorismo

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) apresentou, na tarde desta segunda-feira (19), diagnóstico da Governança para o PDL (Programa de Desenvolvimento Local) de Turismo para o Circuito das Frutas, que inicia com a abordagem do tema. O PDL tem a parceria da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), bem como a participação de representantes das demais cidades do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas e está sendo realizado pelos escritórios de Jundiaí, Campinas e Guarulhos do SEBRAE.

O objetivo é fortalecer a governança regional e, em conjunto, trabalhar a capacitação dos empreendimentos do segmento de turismo, além de desenvolver gestão inteligente, sustentável e ações que aprimorem os produtos turísticos regionais e a divulgação dos mesmos.

O Diagnóstico busca compreender as condicionantes atuais e o nível de maturidade do ambiente empreendedor do Circuito das Frutas, tanto para apoiar a identificação dos fatores críticos que precisam compor uma agenda estratégica, como para apontar para o desenvolvimento local e o fortalecimento do empreendedorismo. “O Diagnóstico está dividido em quatro áreas: Políticas Públicas, Capital Humano e Empreendedor, Parceiros e Soluções e Mercado”, explicou Erika Miguel de Jesus, Técnica do Escritório Regional do Sebrae Jundiaí e uma das coordenadoras da implantação do PDL Circuito das Frutas, que ainda informou que as ações estão previstas para serem realizadas ainda em 2021.

Diagnóstico de Governança é mais um passo do PDL de Turismo do Circuito das Frutas

Marcela lembra da importância do PDL para o Circuito das Frutas. “Queremos trazer todos os elos da cadeia produtiva do turismo, existem ações que foram planejadas em cima do Plano de Desenvolvimento Turístico e também do diagnóstico que o Sebrae vai realizar. A participação de todos é muito importante”, afirma a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da UGAAT, Marcela Moro.

O diagnóstico faz parte da estruturação do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) para as atividades relacionadas ao turismo na região do Circuito das Frutas, que é formado por 10 cidades: Jundiaí, Atibaia, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo

Jundiaí Empreendedora

Visando realizar um diagnóstico das principais vocações econômicas da cidade, fomentar setores e qualificar os micro e pequenos negócios do município, a Prefeitura de Jundiaí aderiu, em fevereiro deste ano, ao PDL (Programa de Desenvolvimento Local), do Sebrae, que faz parte do programa Jundiaí Empreendedora, criado para reduzir, no âmbito econômico, os reflexos negativos da pandemia da Covid-19.

Por meio do diagnóstico, serão realizadas uma série de ações na forma de programas técnicos, projetos e atividades de apoio aos microempreendedores individuais (MEI), às microempresas (ME) e às empresas de pequeno porte (EPP), com vistas ao fomento da economia local.