População de Jundiaí reconhece o potencial do turismo para gerar empregos, aponta pesquisa

Após ser destaque como uma das cidades mais participativas na Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios do Estado de São Paulo, Jundiaí recebeu o relatório com o recorte da percepção da comunidade com relação ao turismo no município. Como resultado, foi evidenciado que os moradores entendem a importância do setor para gerar emprego e renda, reconhecem a ausência de impacto negativo da atividade para o meio ambiente e seu caráter sustentável.

A avaliação foi realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR SP).

Em termos gerais, mais de 70% dos participantes avaliam que o turismo beneficia a economia da região e do município, além de criar empregos locais e trazer benefícios diretos para o destino turístico.

“Entender como as pessoas percebem o turismo é um importante fator para o desenvolvimento da atividade em um município. Uma comunidade que não percebe os benefícios que o turismo pode trazer para a cidade e para as pessoas tende a rejeitar a atividade e, consequentemente, não ser tão hospitaleira com o turista quanto necessário para o bem-receber”, explica a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro.

Pelos dados apresentados na pesquisa, 97,03% dos entrevistados avaliam o turismo como positivo para o município e 96,7% veem a atividade como favorável para a população.

Munícipes entendem a importância do turismo como gerador de emprego e renda

Outros 96,02% entendem o turismo como auxiliar na preservação e celebração da cultura. Já 69,87% dos entrevistados discordam quantos aos impactos trazidos ao meio ambiente. “A percepção positiva com relação ao turismo em Jundiaí ficou acima das médias do estado. Isso ratifica nossa visão de que quando a atividade é bem planejada e organizada, a mesma, inclusive, pode ser um fator para a preservação e conservação dos ecossistemas”, comenta Marcela.

A avaliação demonstra que o turismo tem sido trabalhado adequadamente, em especial com relação à percepção sobre a possibilidade de a atividade econômica ser fator para a preservação da cultura, das tradições, dos ecossistemas e do meio ambiente.

“Jundiaí tem se destacado entre os municípios paulistas na retomada dos postos de emprego. Como poder público, sabemos o potencial do setor na recuperação econômica”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. “Temos mantido reuniões de trabalho com a área de Turismo da Prefeitura com o propósito de dar andamento às medidas para fortalecer o setor em nossa cidade, a partir do programa Jundiaí Empreendedora”, afirma Machado.

A Pesquisa

O estudo realizado em 2020 apresenta um diagnóstico da percepção de moradores de 183 municípios turísticos paulistas sobre os benefícios e prejuízos da atividade turística da região.

A Pesquisa contou com a participação de 183 cidades, totalizando 11.252 respostas. Os resultados apontam que 94,2% dos participantes acreditam que o turismo beneficia a economia do município; 91,2% acreditam que o turismo gera empregos para a população. Segundo o CIET/SETUR, a previsão é de que seja realizado um monitoramento constante das percepções locais do turismo para garantir que o crescimento sustentável do turismo no Estado esteja alinhado com os valores de sua população.

Fotos: Fotógrafos PMJ