Jundiaí é a 5ª cidade paulista mais participativa na Pesquisa de Percepção do Turismo

A cidade de Jundiaí é destaque na Pesquisa da Percepção do Turismo nos Municípios do Estado de São Paulo, divulgada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR SP). O município, além de estar na 5ª posição com o maior número de participantes na pesquisa, aparece, nas considerações finais do documento, com relevância.

O estudo apresenta um diagnóstico da percepção de moradores de 183 municípios turísticos paulistas sobre os benefícios e prejuízos da atividade turística da região. A pesquisa foi realizada por meio de preenchimento de formulário digital, distribuído aos 210 municípios turísticos, que divulgaram às suas comunidades. Jundiaí ainda superou a meta estabelecida pela Secretaria de Turismo do Estado, que era de, no mínimo, 190 respostas do munícipio. Ao fim do trabalho, foram registradas por Jundiaí 308 respostas

A diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcelo Moro, comenta sobre o trabalho realizado. “Durante o período de aplicação da pesquisa, atuamos nos grupos das rotas turísticas, junto ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e a todo o trade turístico para que houvesse a participação efetiva da população, pois entendemos ser de extrema importância essa coleta de dados”, explica.

Paisagem de plantações em meio rural

Segundo o CIET/SETUR, apenas 21 cidades conseguiram alcançar a amostra mínima de 190 respostas e para essas, como é o caso de Jundiaí, serão produzidos relatórios individualizados, além dos regionais. “O município irá receber um relatório com o recorte da percepção da comunidade com relação ao turismo de Jundiaí”, conta a diretora.

O material oferece uma base sólida para que os municípios possam medir e monitorar a satisfação como o turismo local. “Essas informações são importantes para que seja possível entender como é a aceitação da atividade turística no município. Poderemos identificar, por exemplo, a necessidade de serem realizados trabalhos voltados à sensibilização e conscientização da comunidade com relação ao turismo”, afirma Marcela.

A Pesquisa
O estudo contou com a participação de 183 cidades, totalizando 11.252 respostas. Os resultados apontam que 94,2% dos participantes acreditam que o turismo beneficia a economia do município; 91,2% acreditam que o turismo gera empregos para a população; 84,4% acreditam que o turismo contribui positivamente na qualidade de vida dos habitantes e 85% acreditam que o turismo ajuda a celebrar e preservar a cultura. Segundo o CIET/SETUR, a previsão é de que seja realizado um monitoramento constante das percepções locais do turismo para garantir que o crescimento sustentável do turismo no Estado esteja alinhado com os valores de sua população.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais