Com apoio da Prefeitura, hotéis doam tecidos para confecção de máscaras

Mesmo pertencendo a uma das áreas mais duramente impactadas pela pandemia do coronavírus – o Turismo – um grupo de hotéis de Jundiaí se uniu e fez uma coleta de lençóis e tecidos para confecção de máscaras de proteção contra o coronavírus. Esses tecidos foram recolhidos pela Prefeitura de Jundiaí e encaminhados a seis artesãs do programa “Jundiaí Feita à Mão”, que irão produzir máscaras, sendo que parte delas será doada a quem estiver precisando.

Fazem parte da ação os hotéis Ibis Jundiaí Shopping, Hotel São Judas, Hotel Maria Luiza, Hotel Red Roof Inn, Hotel Convenience, Hotel Adagio e Ibis Budget Jundiaí.

Já há hotéis interessados em se juntar à ação e doar na próxima vez: objetivo é que parte dessas máscaras sejam doadas para os próprios hotéis distribuírem aos colaboradores e à população

Ditmar Erich Seiler, gerente do Ibis Jundiaí Shopping, conta que a iniciativa surgiu quando perceberam que muitos voluntários estavam dispostos a ajudar mas não tinham matéria-prima. “Sendo assim identificamos que o enxoval liso, como fronhas, lençóis e duvet (edredom), eram ideais para serem transformado em máscaras. Aí expusemos aos hoteleiros, que prontamente aceitaram a proposta, forma juntamos as peças e doamos para os voluntários”.

A artesã Tais Alves Da Cunha Silva é uma das seis costureiras que já vai colocar mãos à obra. Ela produzia laços e tiaras no Residencial Jundiaí, onde mora, antes da pandemia, mas agora passou a fazer máscaras. “Sempre gostei muito de costurar. Hoje (18) à noite vou começar a cortar”, diz.

Segundo a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, esses hotéis doaram na primeira etapa, mas já há hotéis interessados em se juntar à ação e doar na próxima vez. “A Prefeitura está intermediando esse trabalho e a ideia é que parte dessas máscaras sejam doadas para os próprios hotéis distribuírem à população em geral”, explica.