“Tratorada” mostra o lado rural de Jundiaí na Festa da Uva

Os primos Pietro, de 6 anos, e Miguel José, de 3, moradores do Corrupira, acordaram cedo para tocar a buzina na tratorada, evento tradicional que divulga a Festa da Uva de Jundiaí. Acompanhados dos pais, eles saíram do Paço Municipal e percorreram as ruas da cidade até o Parque Comendador Antônio Carbonari. Cerca de 30 veículos marcaram presença, divulgando a Festa da Uva de Jundiaí e levando para as ruas um pouco da paisagem rural. “O Pietro vem na tratorada desde que tinha dois anos de idade”, conta sua mãe, Alessandra Bortolo.

Os primos Miguel José e Pietro participaram da tratorada, que saiu do Paço Municipal na manhã de sábado

A 37ª Festa da Uva espera um aumento de público de cerca de 5%, ou seja, mais de 200 mil pessoas, e expectativa também é de um aumento de 10% na venda de frutas em relação à edição anterior da festa, que completa 85 anos em 2020. As crianças serão o foco, e a programação estará repleta de atrações culturais e brincadeiras especialmente preparadas para elas.

Em paralelo acontece a 8ª Expo Vinhos. Juntas, trazem várias atrações como leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade, espaço infantil gratuito, atrações circenses, workshops enogastronômicos e a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que acontecerá todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca, voltado para a preservação e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália. Durante toda a festa, cerca de 20 atores representarão a história do surgimento da uva Niagara rosada, que é oriunda de Jundiaí e protagonista da festa.

Donizetti Pinto e a família: trator Ford 1956 ainda trabalha no pomar, no bairro do Castanho

A tratorada chamou a atenção de quem passava pela Avenida Nove de Julho. Até raridades participaram, como o Ford 1956 do engenheiro agrônomo Donizetti Pinto, morador do bairro do Castanho. Fã de tratoradas, ele foi com a família uniformizada. “E o Ford ainda trabalha no pomar”, garantiu.

Tratores chamaram a atenção de quem passava pela Avenida Nove de Julho na manhã de sábado

Programação

A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos prosseguem neste sábado (18) até as 22h e domingo (19) das 10h até as 21h. A entrada é gratuita, mas o visitante pode contribuir com alimentos não perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade.

As atrações musicais de gêneros variados são divididas entre os palcos Uva Niagara (pavilhão interno), Uva Rubi (coreto superior), Uva Itália (próximo ao Funss) e Uva Isabel (palco externo principal). Toda as atrações podem ser conferidas no site oficial.