Corrida Bambini dá início às comemorações da Festa da Uva 2020

A Adega Santa Cecília, no bairro do Traviú, amanheceu diferente neste sábado (11). Tudo graças à Corrida da Uva Bambini, que levou 250 crianças e seus familiares às dependências da vinícola para a realização da prova esportiva que deu início às comemorações da 37ª Festa da Uva de Jundiaí. A iniciativa gratuita foi da Associação Agrícola de Jundiaí, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Esporte e Lazer (UGEL) e UGAAT e era destinada às crianças com idade entre 4 e 12 anos.

As crianças foram separadas por faixa etária e a largada acontecia em grupos pequenos

O percurso, dividido em 100 metros para crianças menores e 250 metros para as maiores, foi todo feito em torno do lago existente dentro da Adega Santa Cecília. “Há três anos sonhamos com a realização desta prova para dar início à Festa da Uva”, o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez., que neste domingo também estará participando da Corrida da Uva, destinada aos adultos, e com o trajeto de 4k e 8k totalmente traçado em meio aos parreirais do Traviú, reduto da colonização italiana e bairro onde nasceu a modalidade da uva niagara rosada.

Ao final da corrida, a criançada ainda aproveitou as brincadeiras promovidas pela turma do Ruas de Brincar

“Passar pelas propriedades rurais e por entre as plantações de uva será uma forma de mostrar um pouco da nossa rota turística também”, comentou o gestor, lembrando ainda o motivo da corrida Bambini ter aberto as comemorações. ”Estou muito feliz por conseguirmos tornar a corrida uma realidade e, ainda mais, por começarmos com a Corrida Bambini, mais um evento promovido em função de uma das prioridades da administração Luiz Fernando Machado, que é a de tornar Jundiaí a Cidade das Crianças”, explicou

Corrida divertida

A fruta, que estampava a camiseta distribuídas às crianças participantes, também inspirou o modelo da medalha, entregue às crianças pelas representantes da Corte da Uva de Jundiaí. Aos 4 anos, a corredora Larissa já é uma pequena veterana no mundo das corridas. Influenciada pela tia, Daniela Lavignatti, Larissa já competiu em várias provas de corrida de rua e estava feliz aguardando o momento da largada. “Ela adora”, garante a tia.

Pedro, de 5 anos, ao lado do irmão João Vitor, de 9, também ostentava o título de mais experiente da família por já ter participado de uma corrida, sob o olhar atento dos pais Daniele Lara e Ademilson Neves. “Ele já participou de uma e é quem me pede para procurar provas infantis, adora correr”, conta Daniele, que também é adepta das corridas.

Pais e mães correram junto com as crianças, registrando cada passada de seus filhos

A mesma empolgação também era vivida pelos irmãos Guilherme, de 11, e Murilo, de 8, que vieram de Cabreúva com os pais Vania e Adalberto Denadai, já acostumados a participar de provas de corrida de rua e desafios mais pesados, como meias maratonas. “Adorei a ideia da corrida para dar início à Festa da Uva e espero que entre para o calendário da cidade”, sugere Vania, que nas próximas semanas voltará à Jundiaí para participar do evento no Parque Comendador Antonio Carbonari.

A abertura da Festa da Uva 2020 será na próxima quinta-feira (16), às 18h. O evento também segue pelos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de janeiro, e 1 e 2 de fevereiro. O horário de funcionamento do Parque será: às sextas, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h e aos domingos, das 10h às 21h.

Para conferir as fotos da Corrida da Uva – Bambini, acesse o nosso Flickr clicando aqui.