Bairro do Rio Acima faz sua estreia na Festa da Uva 2020

Os tradicionais bairros produtores de uva em Jundiaí – Roseira, Caxambu, Traviú – vão ganhar companhia na 37ª edição da Festa da Uva, que começa nesta quinta (16): pela primeira vez, produtores do bairro Rio Acima irão participar do evento. Segundo a diretora de Agronegócio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Isabel Harder, a ampliação do número de bairros destaca a cidade no segmento rural. “Queremos mostrar que a cidade toda é produtora de uva”, afirma.

Um dos estreantes é Mailson Zuchatti, do sítio São José, cujo bisavô, ao chegar da Itália, se estabeleceu no Rio Acima. Hoje, em um espaço de cinco alqueires, ele e a família cultivam cerca de oito mil pés de uva, além de frutas como goiaba e mexerica.

Um dos estreantes é Mailson, cujo bisavô, ao chegar da Itália, se estabeleceu no Rio Acima: família cultiva cerca de oito mil pés de uva

“Estamos meio apreensivos com esta nossa primeira participação, porque será em meio a grandes produtores, e nos últimos dias trocamos muitas ideias sobre produção e decoração do estande, entre outros assuntos”, conta Mailson. “Mas, quando a oportunidade surgiu, nós tínhamos que abraçar. Estamos confiantes”.

Jundiaí tem hoje cerca de 550 produtores de uva, divididos em diversos bairros. Mesmo o Rio Acima, associado à área urbana, tem sítios e pequenos produtores. “Estamos ao lado de outros bairros rurais, como São José da Pedra Santa e Champirra, que investem na produção”, diz Mailson.

Festa da Uva

A 37ª Festa da Uva espera um aumento de público de cerca de 5%, ou seja, mais de 200 mil pessoas, e expectativa também é de um aumento de 10% na venda de frutas em relação à edição anterior da festa, que completa 85 anos em 2020. As crianças serão o foco, e a programação estará repleta de atrações culturais e brincadeiras especialmente preparadas para elas. Os adultos poderão relembrar a infância com atividades como o xadrez e a amarelinha, por exemplo. A abertura oficial será nesta quinta, 16 de janeiro, às 18h, e o evento se estende até a primeira semana de fevereiro.

Em paralelo, no mesmo espaço, acontece a 8ª Expo Vinhos. Juntas, trazem várias atrações como leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade, atrações circenses, workshops enogastronômicos e  a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que acontecerá todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca, voltado para a preservação e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália. Durante toda a festa, cerca de 20 atores representarão a história do surgimento da uva Niagara rosada, que é oriunda de Jundiaí e a protagonista da festa.

SERVIÇO

37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos

Dias 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro

Horários: Quinta-feira (16) – às 18 h / Sextas-feiras – das 18h às 22h /

Sábados – das 10h às 22h / Domingos – das 10h às 21h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n

Informações pelo telefone (11) 4589-8580 ou https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/.

Entrada gratuita

Ação solidária: doe 1 quilo de alimento não perecível

 

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais