Aumenta número de entidades beneficiadas na Festa da Uva 2020

Além de todas as atrações e da venda de frutas, a 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos de Jundiaí, que será realizada em janeiro, terá uma novidade “do bem”: o número de entidades assistenciais beneficiadas passará de 24, em 2019, para 32, em 2020. Segundo a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, as entidades irão comercializar principalmente alimentos, doces e lanches. “Este é um aspecto muito positivo desta edição da festa, na qual esperamos um aumento de público de cerca de 5%, ou seja, aguardamos mais de 200 mil pessoas”, afirma.

A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos é uma realização da Associação Agrícola de Jundiaí, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e da UGAAT.

Produção de uva no Castanho: expectativa é de um aumento de 10% na venda de frutas em relação à edição anterior da festa

Conhecida no Brasil como um dos principais eventos agrícolas, a Festa da Uva é um marco no calendário da cidade por homenagear o plantio da fruta na região e os agricultores locais. “Sempre participei da festa com uvas para exposição, e as forneço para o estande do Traviú. O evento ajuda a valorizar o produtor e mostra a tradição do cultivo aqui no bairro, que foi um dos pioneiros na produção do tipo Niagara rosada no país”, destaca o produtor do bairro Traviú, Anderson Thomazzeto. A expectativa também é de um aumento de 10% na venda de frutas em relação à edição anterior da festa, que completa 85 anos em 2020.

Programação

As crianças serão o foco, e a programação estará repleta de atrações culturais e brincadeiras especialmente preparadas para elas. Os adultos poderão relembrar a infância com atividades como o xadrez e a amarelinha, por exemplo. A abertura oficial acontece dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 18h, e o evento se estende até a primeira semana de fevereiro.

Em paralelo, no mesmo espaço, acontece a 8ª Expo Vinhos. Juntas, trazem várias atrações como leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade, espaço infantil gratuito, cortejos e atrações circenses, workshops enogastronômicos e, também, a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que acontecerá todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca, voltado para a preservação, resgate e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália. Durante toda a festa, vinte atores representarão a história do surgimento da uva Niagara Rosada, que é oriunda de Jundiaí e a protagonista da festa.

O fato desta edição destacar o universo lúdico da infância tem motivo: a cidade é a primeira do Estado e a segunda no País, logo após Boa Vista (RO) a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças, que contempla os programas “Comitê das Crianças” e “Ruas de Brincar” que têm como objetivo a implementação de políticas públicas que valorizam o protagonismo nas tomadas de decisões que reforçam a importância do ato de brincar. A iniciativa é resultado das adesões do município à rede e ao Instituto Alana.

SERVIÇO

37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos

Dias 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro de 2020

Horários: Quinta-feira (16), às 18 h / Sextas-feiras, das 18h às 22h /

Sábados, das 10h às 22h / Domingos, das 10h às 21h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, Av. Jundiaí s/n

Informações pelo telefone (11) 4589-8580 ou em https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/.

Entrada gratuita

Ação solidária: doe 1 quilo de alimento não perecível


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais