Clínica da Família está na 37ª Festa da Uva

Divulgar o conceito inovador e resolutivo – vencedor do Prêmio Inovacidade do Smart City Business Brazilian Congress de 2019 – é o objetivo do estande da Clínica da Família, montado na 37ª Festa da Uva – 8ª Expo Vinhos, que está sendo realizada no Parque Comendador Antonio Carbonari – Parque da Uva – até o dia 2 de fevereiro.

O sistema implementado em dezembro de 2018, no Novo Horizonte, será ampliado, proporcionando resolutividade superior a 80% dos atendimentos, com a vantagem de estar próximo da residência do usuário.

O mesmo sistema premiado será incorporado aos bairros Vila Hortolândia e Ponte São João. “A Saúde é prioridade do governo e tem recebido investimentos para a melhoria da qualidade, resolutividade e humanização como foco na excelência do serviço à população”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, agentes comunitários de saúde que atuam na Clínica da Família Novo Horizonte estarão no estande explicando o modelo de atendimento. “Pela população do bairro, estimada em 40 mil pessoas, existem 8 equipes de Estratégia de Saúde da Família. Cada uma cuida de uma determinada população, ou seja, os profissionais conhecerão a história de toda a família, suas necessidades, doenças pré-existentes e seus hábitos. Dessa forma se cria o vínculo entre o profissional e o usuário,  que proporciona melhor adesão ao tratamento. A atuação do agente é fundamental já que é pela atuação desses profissionais que são identificadas demandas específicas de uma área e realizadas ações de prevenção e promoção em saúde”, analisa.

O modelo de atendimento Clínica da Família conta com estande montado na Festa da Uva de Jundiaí, para apresentar o funcionamento do sistema resolutivo para a população

Ao longo dos últimos três anos, a Prefeitura de Jundiaí conseguiu equacionar dívidas do setor de saúde, investir na Atenção Básica, com as Novas UBSs e Clínica da Família, além do atendimento de urgência e emergência e alta complexidade, com o Hospital São Vicente, adquirir novos equipamentos, ampliar o número de leitos da cidade, reduzir a taxa de mortalidade infantil para o menor índice histórico (7,23) e garantir o atendimento oncológico integral em até 60 dias, conforme preconização do Ministério da Saúde (MS).

Fotos do primeiro final de semana da 37ª Festa da Uva estão disponíveis no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.