Corrida da Uva leva 1300 atletas aos parreirais do Traviú

Depois do sucesso da Corrida Bambini, realizada neste sábado (11) dentro da Adega Santa Cecília e destinada às crianças entre 4 e 12 anos, hoje chegou a vez do público adulto. A Corrida da Uva, realizada na manhã deste domingo (12) em meio aos parreirais do bairro do Traviú, também marcou o início das comemorações da 37ª Festa da Uva de Jundiaí, cuja abertura oficial será na próxima quinta, dia 16, às 18h, no Parque Comendador Antonio Carbonari.

Cerca de 1300 atletas participaram da prova, que teve percurso de 4k e 8k por entre os parreirais do Traviú

Classificada no estilo trilha, a iniciativa da Associação Agrícola de Jundiaí, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Esporte e Lazer (UGEL) e UGAAT, atraiu cerca de 1300 atletas que se dividiram em trajetos de corrida (4k ou 8k) e caminhada (4k).

“A Corrida da Uva foi totalmente traçada para contemplar as plantações rurais do bairro do Traviú, reduto da colonização italiana e bairro onde aconteceu a mutação espontânea de onde surgiu a modalidade da uva niagara rosada”, contou o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, que participou da corrida completando o trajeto de 8k.

Para o Gestor da Unidade de Esportes e Lazer, Luiz Antonio Trientini, a corrida superou as expectativas. “A média de participantes de corridas aqui na cidade fica, geralmente, entre 700 e 900 pessoas. Para esta aqui, recebemos 1300 inscrições, é um número bastante significativo. Acredito que o estilo da corrida, em meio aos parreirais, foi o que atraiu este número de pessoas e isso é ótimo: é o esporte entrando na cultura e, agora, também na agricultura”, brincou.

Percurso inusitado

Érica e o marido Gabriel aprovaram o percurso de trilha: “divulga não só a Festa da Uva e a rota turística, como também a prática da corrida de rua”

A recepção dos atletas na linha de chegada também seguiu a tradição italiana, com o coral do grupo I Cantanti d´Italia, entoando a tradicional “tarantella”. O casal Érica, de 40 anos, e Gabriel Pincinato, de 42, começou a correr no ano passado para perder peso e fez sua estreia em percurso de trilha. “Nunca havíamos corrido em montanha e acho que esse percurso foi bem legal por ser inusitado, no meio dos pés de uva”, contou Érica. “Tô amando a corrida e acho que esta é uma forma ótima de divulgar não só a Festa da Uva e a rota turística dos bairros rurais, como também a prática da corrida de rua aqui na cidade”.

Servidores da FUMAS organizaram um grupo para participar da prova: a maioria, corria pela primeira vez

Um grupo de servidores municipais da FUMAS (Fundação Municipal de Ação Social) fez questão de organizar uma equipe para participar do evento, a primeira corrida para a maioria deles. “Estou começando a treinar corrida e estou amando. Por ser primeira corrida, fiquei super orgulhosa com o meu tempo, apesar das dificuldades da prova”, comentou Juliana Rabelo, de 26 anos. “Estava ansiosa para participar, não fazia ideia de como seria o clima de uma corrida”, brincou. Acostumada a treinar em esteira, Andréa Aversano, de 49 anos, estava receosa com as subidas do percurso. “Correr até o fim foi difícil, mas eu estava disposta a terminar mesmo que fosse andando”, comentou.

Time Jundiaí bem representado

Com a visão reduzida, Maria Aparecida dos Santos Paula, de 68 anos, participa do Time Jundiaí pelo Peama, mas para a Corrida da Uva, superou seus próprios limites. “Por conta do percurso íngreme, não havia uma categoria selecionada para atletas especiais, então, fiz o percurso junto com todo mundo e fiquei muito feliz porque eu estava há 4 anos sem correr. Fiz tudo no trotinho e espero voltar agora aos treinos”, disse ela, ao lado do marido José Reinaldo de Paula, também atleta do Time Jundiaí de Natação. “Ele não é muito das corridas, o negócio dele é nadar”, brincou.

A atleta do Peama, Maria Aparecida de Paula, ao lado da filha Lucimara e o marido José Reinaldo: voltando à corrida

Integrante do Time Jundiaí de Pedestrianismo, a aposentada Creusa Maria Liberato Gasparini, de 62 anos, contou que mesclou o percurso de 4k entre corrida e caminhada. “Fiz a maior parte andando porque torci o pé, mas gostei bastante, foi um percurso lindo”, elogiou. Também atleta do Time Jundiaí, Cleomair Dias, de 60 anos, é outra adepta da modalidade há 10 anos e já carrega quatro meias-maratonas em seu currículo de corredora. “Comecei a correr há 10 anos e, desde então, nunca mais tive problemas a coluna. Amei o percurso da Corrida da Uva, fiz os 8k, passando por vários parreirais. Se Deus permitir, ano que vem estou por aqui de novo.”

O Time Jundiaí de Pedestrianismo também marcou presença na Corrida da Uva

Vencedores

A classificação dos atletas já está disponível no site www.globalcronometragem.com.br. Basta digitar o número do atleta e acessar os dados. Todos os participantes receberam medalhas e os três primeiros colocados de 4k e 8k receberam troféus, conforme a classificação abaixo:

Percurso 4k (feminino):

1º lugar – Mônica de Carvalho Silva Santos – 19´10”
2º lugar – Claudia dos Santos Luiz – 20´07”
3º lugar – Yara Regina Camilo – 21’02”

Percurso 4k (masculino):

1º lugar – Matheus Felipe da Silva – 14’33”
2º lugar – Emerson Calcagno Paschoa – 14’50”
3º lugar – Aldair Silva dos Santos – 16’05”

Percurso 8k (feminino):

1º lugar – Leda Oliveira Lisboa – 44’37”
2º lugar – Natalia Silama de Melo – 44’52”
3º lugar – Flávia Cristina Caires – 45’13”

Percurso 8k (masculino):

1º lugar – Cristiano Beserra Cavalcanti – 33’20”
2º lugar – Vilson Souza Correia – 33´34”
3º lugar – Leonardo Rodrigues Gomes – 34’17”

Confira todas as fotos do evento acessando o álbum pelo Flickr da Prefeitura. Clique aqui para ser direcionado.