Encontro sobre Viticultura e Enologia reúne cerca de 450 participantes

Cerca de 450 profissionais, entre produtores rurais, empresários e entusiastas de vinho e uva, de diversos Municípios da região e de fora do Estado, participaram do II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia do Sudeste. O evento, realizado nessa sexta-feira (29) e sábado (30) na Adega Beraldo di Cale, foi uma organização da EnoConexão, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), e do Polo Turístico Circuito das Frutas.

Ao longo do dia, a programação trouxe palestras sobre sistemas de condução de videiras, colheita de inverno, a realidade do Polo do Circuito das Frutas e doenças no ciclo da uva, vinhos naturais, a agregação de valor ao produtor rural e agroindústria, a influência do enólogo na elaboração dos vinhos e sobre qualidade da rolha. Entre as entidades participantes, estavam a Embrapa, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Federal de São Paulo e outros.

Uma das palestras do evento abordou a densidade de plantio do vinhedo

Representando a Prefeitura, o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, comemorou a eleição de Jundiaí como melhor destino turístico rural do Estado no prêmio Top Destinos Turísticos. “Este é um momento ímpar na história da cidade, que irá trazer ainda mais visitantes não só a Jundiaí como aos demais Municípios do Polo. A pujança econômica da região é resultado do agronegócio da uva de mesa, mas as cantinas e adegas já revolucionaram esse cenário, com o sucesso da produção de vinho. Precisamos de uma cadeia produtiva organizada e nós do Poder Público estamos à disposição para incentivar esse potencial”.

João Agnaudo é proprietário da Vinícola Castanho e decidiu participar do evento para agregar conhecimento. “Vim buscar no Encontro uma referência para aprender novas técnicas e compartilhar experiências com outros produtores. Dos diálogos e das palestras já obtive muitas respostas”, comemora o produtor, que trabalha com as uvas das variedades Bordô, Syrah e Niagara Rosada.

Encontro de Enologia teve expostos tonéis de fermentação de vinhos

Durante o evento, num espaço para networking e exposições, participaram empresas expositoras de insumos, madeiramento, sistemas de irrigação e embalagens.