Arquivo de Notícias

Festa da Uva reflete importância do agronegócio, destaca prefeito

 

Diversificação da economia é o caminho para o desenvolvimento da cidade, ressaltou o prefeito

Durante a abertura oficial da 35ª Festa da Uva e VI Expo Vinhos de Jundiaí, na noite de quinta-feira (18), o Prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do agronegócio para o desenvolvimento do Município de Jundiaí. “Acredito que a diversificação da economia seja o caminho para a oferta de empregos e o consequente crescimento da cidade. E o sucesso desta festa é uma prova de que estamos no caminho certo, pois em nossa cidade a força do campo convive em harmonia com a industrialização”, afirmou.

Luiz Fernando lembrou o sucesso da edição de 2017, quando cerca de 160 mil pessoas visitaram o Parque da Uva, para lembrar que o evento é a melhor oportunidade no ano para que os agricultores vendam sua produção. “Nossos produtores, as entidades, as paróquias, ou seja, todos os envolvidos, merecem o grande fluxo de visitantes que virão à Festa para comprar os produtos. A infraestrutura oferecida é excelente e, por isso, parabenizo cada um que contribuiu de alguma forma para viabilizar o evento”, acrescentou.

A Festa da Uva é promovida pelas Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e Cultura (UGC), em parceria com a Associação Agrícola de Jundiaí. O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, lembrou que a uva Niagara – “a verdadeira estrela da festa” – é um símbolo de Jundiaí reconhecido nacionalmente. “Levamos o convite para várias autoridades e é unânime a identificação deles com a uva como marca de Jundiaí”, afirmou.

O gestor mencionou, ainda, que desde o início desta gestão vem trabalhando para fomentar a modernização da produção agrícola em Jundiaí, a fim de elevar a competitividade e qualidade dos produtos. “Hoje podemos dizer que temos uma agricultura moderna, mas que respeita as suas raízes. A inovação também passou a ser uma preocupação do agricultor local, que está atento a essa necessidade”, pontou Alvarez.

Centenas de pessoas acompanharam a abertura oficial do evento no Parque da Uva

Já Marcelo Peroni, gestor de Cultura, ressaltou o resgate histórico promovido este ano e a valorização de artistas locais na programação. “Temos aqui hoje várias ex-rainhas e ex-princesas que estão sendo homenageadas. Nos três finais de semana, serão 100 atrações e mais de 700 artistas jundiaienses participando. A festa valoriza um produto da nossa terra e nada mais justo que a comunidade artística jundiaiense também seja reconhecida”, destacou.

Após a cerimônia de abertura, foi realizada a primeira Pisa da Uva deste ano, com a participação de autoridades e da Corte da Uva. Também participaram da cerimônia outros gestores da Prefeitura de Jundiaí, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, o vice-prefeito Dr. Pacheco, o presidente da Câmara, Gustavo Martinelli, e o deputado federal, Miguel Haddad. A noite contou, ainda, com a participação especial de Pompéia Fabrício, que foi a primeira Rainha da Uva de Jundiaí, em 1947.

O evento segue até 04 de fevereiro, com atrações às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 20h. A entrada é gratuita, com ação solidária para doação de 1 quilo de alimento não perecível destinado ao Fundo Social de Solidariedade (Funss). Mais informações no site https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 07/02/2018

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN