Prefeitura lança Rota Turística do Centro Histórico

A Prefeitura lançou na manhã desta sexta-feira (18) sua quinta rota turística: a Rota do Centro Histórico. Em evento do 5º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial e da Jornada Estadual do Patrimônio Histórico.

Levantamentos e estudos de fluxo foram realizados pelas Unidades de Cultura e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo

As Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) fizeram o lançamento no Complexo Fepasa do selo oficial da rota e do modelo das placas bilíngues (em Português e em Inglês) que serão fixadas em cada um dos 100 pontos de interesse de visitação da rota.

Tais pontos compreendem o perímetro do Centro expandido, com o Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro e a Ponte Torta, no eixo norte-sul, e a Praça das Bandeiras/Largo Santa Cruz e o Complexo Fepasa, no eixo leste-oeste. As sinalizações dos locais serão realizadas nos próximos meses.

Na primeira fase, serão sinalizados os pontos que compreendam edifícios ou espaços públicos, como o Museu Histórico e Cultural, por exemplo. Em seguida, serão sinalizados os imóveis particulares e pontos que não mais existem fisicamente, mas que possuam importância histórica, como por exemplo, o Largo do Pelourinho, que ficava no local do antigo quartel.

Lançamento faz parte da programação do 5º Simpósio sobre Patrimônio

O prefeito Luiz Fernando Machado salientou que a nova Rota Turística vai ao encontro de seu entendimento de governo. “O gestor público deve potencializar os espaços já existentes e pensar um modo racional do uso desses espaços. E para isso, o caminho que quero percorrer é o da participação das pessoas. Jundiaí dispõe de uma riqueza enorme do ponto de vista cultural e, com a Rota, incentivamos as pessoas que percorrem quilômetros para conhecer museus e teatros de outras cidades a também privilegiarem o patrimônio da cidade”.

Para a gestora de Cultura, Vasti Ferrari Marques, a novidade lança um novo olhar sobre a política cultural. “A Rota é um privilégio no entendimento da importância da cultura para nossa cidade. E é um prazer lançá-la no Complexo Fepasa, o coração da Cultura jundiaiense”, comemorou.

O diretor de Patrimônio Histórico, William Paixão, comemorou a adesão do público aos eventos do simpósio e explicou a identidade visual da rota. “A marca oficial traz como ícone o Solar do Barão, o equipamento público central da cidade há mais tempo tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat)”.

O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, acompanhado da diretora de Turismo, Marcela Moro, comemorou o trabalho em plataformas. “É sempre bom, produtivo e dinâmico trabalhar com a Cultura. E com a rota, começamos a resolver uma lacuna no turismo da cidade, gerando empregos e voltando a atenção para o Centro”. As outras quatro Rotas já existentes são: do Castanho, da Cultura Italiana, da Terra Nova e da Uva.

Os pontos de interesse que irão compor a rota do Centro Histórico são baseados nos estudos do sociólogo José Arnaldo de Oliveira. Participaram da programação alunos de Eventos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jundiaí e de Arquitetura da Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí.

As artistas do programa Jundiaí Feito à Mão, com suas barracas de artesanato em pano, bolsas e acessórios, e da Associação de Mulheres Indígenas de Icatu, com o artesanato com penas, colares, apitos, chocalhos e pulseiras, também marcam presença com suas barracas na tarde desta sexta-feira (18).

O Festival de Food Truck funciona no estacionamento do Complexo nesta sexta (18), até as 21h; neste sábado (19), das 10h às 31h; e neste domingo (20), das 10h ás 14h, com uma praça de alimentação coberta. Dentre as opções gastronômicas estão: lanches variados, sushi, coxinhas, massas diversas, pizza cone, cocadas, sanduíches de sorvete, churros, chopp e outros.

O Complexo Fepasa recebe também apresentações musicais gratuitas. Nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, a banda Serelepe promove um baile com a cantora Vanessa Costa. Já no sábado (19), o repertório musical vem em dose dupla: às 12h está marcado o encontro de Claudinei Duran e André Bellini e às 19h Fredy Fevereiro se encontra com Clayber de Souza. No domingo (20), a partir das 13h, é a vez do encontro de Marcio Maresia com Big Chico.

Também no domingo (20), das 9h às 13h, o estacionamento do complexo Fepasa recebe uma exposição de veículos do Fusca Clube de Jundiaí, reconhecido como patrimônio imaterial da cidade.

Neste sábado (19), o Teatro Polytheama recebe como parte da programação a volta do “Viagem Fantástica pelo Polytheama”, às 10h, uma mediação encenada por duas atrizes que contam a história e bastidores do teatro centenário de forma didática.

Modelo das placas bilíngues e selo oficial com imagem do Solar foram lançados nesta sexta-feira (18)

Jornada Estadual
Durante o fim de semana, alguns equipamentos públicos e culturais da cidade recebem visitas monitoradas e livres como parte da programação da Jornada Estadual do Patrimônio Histórico. Neste a sábado (19), das 10h às 16h, poderão ser realizadas visitas ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, ao Teatro Polytheama e à Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, ao Complexo Argos e aos estúdios da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí e ao Complexo Fepasa e ao Museu da Cia. Paulista.

No domingo (20), das 10h às 16h, as visitas também poderão ser realizadas, mas ao Museu Histórico e Cultural, à Pinacoteca e ao Complexo Fepasa e ao Museu da Cia. Paulista.

Todos os eventos do 5º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial e a programação cultural da cidade podem ser consultados no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.