Cônsul da Itália elogia o projeto do Distrito Turístico em Jundiaí

“Jundiaí foi uma das primeiras cidades que visitei quando cheguei ao Brasil. Esse projeto, certamente, vai reforçar o orgulho e a origem italiana na cidade”. A afirmação é do cônsul geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, que recebeu o projeto de criação e estruturação do Distrito Turístico ‘Piccola Italia’ das mãos do prefeito Luiz Fernando Machado, nesta sexta-feira (9).

Denominado ‘Piccola Italia’, o projeto desenvolvido pelo setor de Cooperação Internacional da Prefeitura, em parceria com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, tem a proposta de garantir o desenvolvimento do setor turístico local, fomentando, assim, empreendimentos ligados ao segmento, bem como a qualidade da recepção turística existente em Jundiaí.

O potencial do turismo para oferecer emprego e renda foi um dos pontos ressaltados durante a reunião

O prefeito Luiz Fernando apresentou detalhes da proposta durante a reunião. “O propósito é, a partir da efetivação do projeto, assegurar a valorização do setor que resultará em oportunidades de crescimento e geração de empregos e renda na cidade”, comentou o prefeito.

O fato de Jundiaí ter garantido a classificação como ‘Município de Interesse Turístico’, no mês passado, pelo Governo do Estado, também foi mencionado por Luiz Fernando durante a reunião. “Jundiaí conta com o apoio irrestrito do governo estadual para diversificar o número de atrativos turísticos da cidade. Com a recente classificação, o projeto tende a ser fortalecido”, disse ele.

Confirmando que turismo e renda estão diretamente ligados, o cônsul geral da Itália aproveitou a ocasião para assegurar a plena disposição por parte do Consulado Geral em São Paulo de apresentar a investidores italianos todo o potencial que Jundiaí tem a oferecer. “Nós estamos dispostos a fazer essa sinalização às empresas italianas sobre as cidades que oferecem ambiente favorável à instalação”, ressaltou Michele.

O Distrito turístico, denominado pelo projeto de ‘Piccola Italia’, tem a perspectiva de contemplar os bairros Caxambu, Jundiaí-Mirim, Roseira, Toca, Colônia, Nova Odessa e adjacências. O perfil da região vem ao encontro da proposta, uma vez que oferece, atualmente, 35 atrativos turísticos.

Também estiveram presentes à audiência o gestor de Agronegócio, Eduardo Alvarez, a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro, e o assessor de Cooperação Internacional, Carmelo Paoletti Neto.