Agricultura inicia preparação para Festa da Uva 2018

Cerca de 20 agricultores de Jundiaí e Região compareceram neste sexta-feira (2), no bairro do Bom Jardim, de um treinamento envolvendo todos os interessados em participar da exposição de frutas da Festa da Uva 2018.

A proposta é padronizar a exposição, valorizando o produtor e resgatando a importância da uva como protagonista da festa. Segundo o representante da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Sérgio Mesquita Pompermaier, a demanda partiu dos próprios fruticultores. “Tão logo fomos procurados, demos total apoio para discutir estes ajustes necessários”, destacou.

Entre as novidades que poderão chegar na próxima edição da festa está a realização de leilões todos os domingos de cada final de semana da festa, com parte da renda revertida para os produtores e a outra parte para entidades. Além disso, a partir da próxima edição, os prêmios serão ligados à agricultura e para a premiação será criado um evento específico.

Para o viticultor Anderson Alex Tomasetto, este novo regulamento deve instigar a competição interna e valorizar o produto. “Nós acreditamos que o resultado de todas estas mudanças deve ser o impulso nas vendas, assim como uma maior visibilidade no turismo rural”, completou.

Presente na Festa da Uva desde a primeira edição, o produtor de uva e milho, Almir Michelin, se empolga ao falar das novidades que o evento terá no próximo ano. “Acredito que voltaremos a ter mais fruticultores querendo expor a sua uva e a festa vai retomar a sua tradição”, defendeu.

Além das diferentes uvas, a festa abrirá um espaço para a tradição das niágara, niágara rosada, branca e mista. Outra novidade da festa será a exposição de frutas diversas da época e hortaliças. O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, lembra que todas as mudanças foram sugeridas pelos próprios produtores e expositores. “O maior objetivo é fazer com que a uva volte a ser a grande estrela da festa”, conclui.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais