Jundiaí garante classificação como ‘Interesse Turístico’

O secretário estadual do Turismo, Laércio Benko, afirmou neste domingo (2) ao prefeito Luiz Fernando Machado, em evento no Jardim Botãnico, que a cidade fará, a partir deste mês, parte do lote dos 20 primeiros Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo. “Jundiaí passará a receber uma verba anual de R$ 700 mil do Governo do Estado de São Paulo, destinada exclusivamente ao incremento das atividades locais para o fomento ao turismo”, afirmou Benko.

O valor liberado pelo Estado aos municípios que recebem a aprovação varia em torno de R$ 600 mil a R$ 700 mil por ano, sendo levado em consideração o porte da cidade.

A classificação de Jundiaí como Município de Interesse Turístico é buscada pelo prefeito Luiz Fernando desde o seu mandato como deputado estadual, ainda em 2015, na Assembleia Legislativa. À época, ele apresentou o Projeto de Lei nº 935, que recebeu aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e teve manifestação favorável do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo.

Secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, veio a Jundiaí para oficializar a notícia

Uma das motivações para a apresentação do projeto, de acordo com o prefeito, foi assegurar à cidade o ganho em crescimento econômico com geração de emprego e renda. “É uma notícia que chega em momento oportuno para a nossa cidade, tendo em vista que o setor de turismo é um grande gerador de postos de trabalho”, ratificou o prefeito. “Estamos dando um grande salto para o desenvolvimento da economia local”, acrescentou.

Também estiveram presentes ao evento o vice-prefeito, Antonio de Pádua Pacheco; o deputado federal Miguel Haddad, além dos gestores municipais: de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez; de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa; de Educação, Oswaldo Fernandes; e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante.

Dentre as cidades do Aglomerado Urbano, Jundiaí é a primeira a receber a aprovação por parte do Governo do Estado. Ao todo, serão 140 Municípios de Interesse Turístico. De acordo com o secretário estadual, os municípios serão criados até julho deste ano, para que os recursos possam ser liberados ainda em 2017.

Evento no Jardim Botânico confirmou Jundiaí como “Município de Interesse Turístico”