Festa da Uva reforça compromisso com produtores

No que depender da Prefeitura de Jundiaí, os produtores locais vão ser beneficiados diretamente com a 34ª Festa da Uva e 5ª Expo Vinhos, que teve o seu lançamento na noite dessa quinta-feira (19), no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. Serão mais nove dias de evento, com a oportunidade de os visitantes encontrarem variedade e qualidade de frutas.

“Quando o produtor consegue chegar direto no consumidor para divulgar o seu produto e buscar melhorar a renda, ele é estimulado. Por isso, é com esse propósito que vamos não só promover a Festa da Uva, mas também incentivar com políticas públicas e fomento aos produtores”, enfatizou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A Festa da Uva deu início à sua 34ª edição, na noite de quinta-feira (19)

De acordo com ele, esse modelo da Festa da Uva, formatado em 2012, teve o propósito de valorizar os produtores da cidade e reconhecer cada trabalho. Iniciativa elogiada pelo presidente da Associação Agrícola, Renê Tomasetto, “o evento é grandioso e importante como forma de preservação da nossa história”. Nesta edição, o evento abre espaço para 50 produtores.

A festa tem entrada gratuita e prossegue nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de janeiro e 3, 4 e 5 de fevereiro, das 18h às 22h, às sextas-feiras, das 10h às 22h, aos sábados, e das 10h às 21h, aos domingos. Além de uvas, quem visita o espaço encontra vinhos e produtos das rotas turísticas, artesanato, espaço infantil, workshops.

A tradicional pisa da uva acontece todos os sábados e domingos, às 15h

O gestor de Agricultura e Abastecimento, Eduardo Alvarez, destacou uma das novidades programadas para a edição deste ano. “Teremos workshops com chefs sobre degustação de vinho”, disse. Segundo Eduardo, o primeiro evento da administração municipal também contou com uma força-tarefa para a sua realização. “Foi um grande desafio, com a mobilização de grande parte da unidade de gestão da Prefeitura, tudo isso para oferecer uma festa com qualidade, à altura de Jundiaí.”

Presenças e ação social
Autoridades também estiveram presentes à solenidade de abertura do evento, como o vice-prefeito, Antonio de Pádua Pacheco, o deputado federal Miguel Haddad, vereadores e gestores municipais da Prefeitura. Como representantes do Governo do Estado, compareceram o secretário-executivo das Câmaras, Alberto Amorim, e Daniel Marcon Parra, que representou o secretário de Estado de Turismo, Laércio Benko.

Com entrada gratuita, neste ano, a Festa da Uva também incentiva a ação solidária, recolhendo doações de um quilo de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade para ajudar entidades assistenciais de Jundiaí.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais