Festa da Uva proporciona encontro de gerações

Um encontro de gerações distintas que se reúnem para comemorar, dançar, comprar vinhos e frutas, aprender sobre história e sobre a produção agrícola, que durante anos foi um dos pilares da economia jundiaiense: essa tem sido uma das marcas da 34ª edição da Festa da Uva e 5ª Expo Vinhos, que chega ao seu segundo fim de semana com excelente público.

Grupo Folklorístico Stella Bianco fez uma apresentação especial de dança em homenagem ao Circolo Italiano

Casal veio a Jundiaí pela primeira vez este ano para conhecer a festa

Com 88 anos de idade, a aposentada Maria Eugênia Amorim – uma portuguesa radicada no Rio de Janeiro – veio a Jundiaí pela primeira vez este ano para conhecer a festa. Ela integra uma excursão que saiu da capital fluminense na sexta-feira (27) e fica até domingo (29). “A festa é linda. Estou adorando as apresentações musicais e também estou muito feliz por ter conseguido comprar figos de boa qualidade. Eu adoro figo e tenho dificuldade de encontrar no Rio”, disse.

Maria Eugênia trouxe o marido, o também aposentado Virgínio Lopes, que também se surpreendeu positivamente com a organização do evento. “A infraestrutura é excelente. O pessoal da organização é atencioso e o espaço muito bem arrumado”, elogiou.

Adriele fez questão de participar novamente da Pisa da Uva

Já a auxiliar de educação Adriele Cristina Souza, de 31 anos, marca presença na festa pela terceira vez. Ela veio de Sorocaba com o noivo e fez questão de participar novamente da Pisa da Uva, uma das cerimônias mais tradicionais do evento. “Eu experimentei ano passado, gostei e quis fazer de novo este ano. É uma sensação muito gostosa e uma boa forma de homenagear os produtores”, afirmou.

O público também se destaca pelo grande número de jovens. A estudante Luiza dos Reis Barboli, de 12 anos, veio de São Paulo acompanhada dos pais para conhecer um pouco da história da família. “Gostei muito da Pisa da Uva e da apresentação dos grupos musicais. A variedade de comidas típicas também é muito boa”, disse.

O público também se destaca pelo grande número de jovens: Luiza veio acompanhada dos pais

Um dos eventos mais concorridos, a cerimônia da Pisa da Uva contou com a participação de dezenas de visitantes. Antes do tradicional momento que reproduz um dos passos da produção de vinho, o Grupo Folklorístico Stella Bianco fez uma apresentação especial de dança em homenagem ao Circolo Italiano de Jundiaí.

O presidente da entidade, Vittorio Mario Scappini, recebeu uma cesta comemorativa das mãos da rainha da uva, a agente de desenvolvimento Ana Paula Andrade dos Santos. Ele também foi homenageado em um texto escrito pelo gestor de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

O gestor destacou a importância da imigração italiana para a formação de Jundiaí e os reflexos da cultura do país europeu, “que permanecem até hoje enraizados no comportamento dos jundiaienses e, claro, também refletiu na produção rural da cidade”.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais