Rotas Turísticas começam a se tornar realidade em Jundiaí

Com mais de 40 participantes, um encontro realizado na noite dessa terça-feira (28) consolidou os passos de implantação da primeira das cinco rotas turísticas previstas para Jundiaí e que visam valorizar a memória e a identidade de suas comunidades nas diversas atividades que recebem visitantes. Trata-se daRota da Uva, nos bairros do Caxambu, Roseira, Toca e Colônia, com o processo avançado de logotipos, mapas, eventos e até mesmo de uma associação específica.

Essa é a iniciativa mais avançada, ao lado da Terra Nova, das rotas turísticas previstas pela Prefeitura de Jundiaí, que também estuda, no futuro, a rota do Traviú, da Serra do Japi e do Centro Histórico.

LEIA TAMBÉM
Dia do Agricultor leva produtores rurais para feira técnica
Parque da Uva recebe 24 mil pessoas em 3 dias de Encontro

Participantes da nova Rota da Uva: projeto quer valorizar origens e cultura de rota turística

A valorização do município nesse projeto, liderado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo,não é apenas econômica, mas também ambiental, cultural e social.

Entre os participantes da mobilização estão, em ordem alfabética, Amarildo Martins (Don Martê), Domingos Fontebasso (Bar do Mingo), Evandro Luiz (Estação Fazenda), Evandro Marquesin (Adega Marquesin), Ezequiel Dias (A Taverna), Humberto Cereser (Casa Cereser), Joaquim Angelo Galvão (Adega Galvão), Laércio Bardi (Bar do Celso), Luiz Pedroso (Restaurante Carpas), Nilse Marquezin Nogueira e Luiz Fernando Nogueira (Quiosque Por Falar em Uva), Pedro Pereira Filho (Restaurante Spiandorello), Roberto Pereira Neto (O Italianão), Rodinei e Vítor Fontebasso (Adega Fontebasso), Rosane Cereser (D´Viez Chocolates), Sandra Elisa Brunholi (Villa Brunholi), Solange Paolini Sgaroni (Adega Beraldo de Cale), Solange Beatriz e Valdineia de Souza (Restaurante Vendinha do Alto), Vagner Marquezin (Restaurante Recanto Marquezin), Valdir Marcos de Freitas (Banca Caxambu), Valdir José Bernardi (Sítio do Maneco), Valmir de Souza (Espaço Valsanglau), Vera Vendramin Antunes e Afonso Antunes Júnior (Adega Vendramin), entre outros.

Também participaram colaboradores do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), como a presidente Marizilda Folster, e mais José Luiz Scarano (do Circolo Italiano), José Luiz Rizato (do Circuito das Frutas) e Vera Camargo (da Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista).

Processo envolve capacitação em memória, patrimônio e agregação de valor imaterial

Valor imaterial
A partir de 17 de agosto, uma série detrês oficinas organizadas em parceria com a Secretaria de Cultura vai envolver boa parte dos participantes na Rota da Uva e também da Rota da Terra Nova, em atividades de práticas de registros de história oral e critérios de identidade comunitária nas propriedades que incluem adegas, sítios, restaurantes e outros. O trabalho contará com técnicos doMuseu Histórico e Cultural.

“Também vamos trabalhar nesse apoio com o levantamento de experiênciasem outros lugares, estados e países no campo de rotas turísticas”, afirma a diretora de turismo, Marcela Moro, que prepara uma palestra específica para esses grupos no dia 10 de agosto.

As parcerias também envolvem a Secretaria de Serviços Públicos (em adequações no roteiro), a Secretaria de Comunicação Social (na produção dos materiais em estudo), a Secretaria de Educação (no futuro uso em escolas na área das rotas), a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (na análise da sustentabilidade e de projetos complementares) e outros setores públicos. Mas um dos pontos mais importantes do projeto como um todo, orientado pelo prefeito Pedro Bigardi e pelo secretário Marcos Brunholi, é a forma colaborativa e a construção de autonomia das novas rotas turísticas.

José Arnaldo de Oliveira


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais