Bairros discutem seus sabores para a Festa da Uva

Um dos importantes espaços da 33ª Festa da Uva de Jundiaí, as barracas gastronômicas das festas comunitárias dos bairros avançaram nos detalhes de sua participação no evento de 14 a 31 de janeiro, desde o cardápio até os detalhes técnicos em uma reunião na noite de segunda-feira (19), organizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Dessa maneira, os visitantes da festa vão encontrar no Espaço Deguste os pratos tradicionais, como o frango com polenta (Caxambu, Toca e Roseira), o escondidinho ou o bolinho de bacalhau (Vila Arens), o salsichão e o churrasco (Anhangabaú), a tapioca e a pizza (Jardim Tarumã e São Camilo), os lanches de pernil ou calabresa (Corrupira), o frango frito e mandioca (Jundiaí Mirim), as porções de carne (Vila Comercial), a costela com arroz (Eloy Chaves), o prato com frango ou filé (Jardim do Lago), espetinhos e suco de uva (Traviú), o macarrão com molho branco ou vermelho (Cidade Nova) e o sushi, tempurá e yakissoba (Nipo).

Representantes das festas comunitárias dos bairros definiram presença

Em outro encontro, marcado para 23 de novembro, os bairros vão fechar a tabela de preços, o croqui das barracas e entregar o regulamento assinado por todos. A lista ainda pode aumentar com respostas de outras duas entidades.

Equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo: evento central na agenda

“Os preparativos para a festa ocupam boa parte do ano, porque são muitos espaços diferenciados”, destaca a diretora Marcela Moro, que esteve no encontro com outros integrantes da equipe, como Valéria Silveira de Oliveira e Edileine Leone.

Todas as festas comunitárias estiveram com diversos representantes presentes, entre eles Moacir Bertola (Corrupira), Áurea Ribeiro de Matos (Anhangabaú), Tuguiu Sakae (Nipo), Mingo Fontebasso (Caxambu, Toca e Roseira), Lurdes Cortezza (Vila Comercial), Marlene Batista (Eloy Chaves), Edmilson Leite (Jardim Tarumã e São Camilo), Isaías Roveri (Cidade Nova), Marcel Righi (Vila Arens), Adriana Camargo (Jundiaí Mirim) e Regiane Flávio (Jardim do Lago). Também confirmou posteriormente Régis Thomaseto (Traviú).

A retomada do formato comunitário da Festa da Uva de Jundiaí provocou um salto de 71 mil visitantes em 2013 para 153 mil visitantes em 2015. Anteriormente, o evento havia sido suspenso por vários anos e o último evento de temática rural, em 2011, havia sido a Festa do Morango com apenas 32 mil visitantes. De acordo com o secretário Marcos Brunholi, a festa celebra não apenas a cultura da cidade como sua origem para o surgimento da variedade de uvas Niagara Rosada, fato que originou o próprio Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari e recoloca o evento dentro do novo cenário do turismo em Jundiaí.