Praça dos Andradas vai ser entregue nesta sexta (1º)

A praça dos Andradas vai ser entregue com reformas nesta sexta-feira (1º) e vai ganhar reforços de gastronomia e artesanato, ao lado das atrações musicais. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, o tamanho diferenciado da praça vai contar com um grupo menor de participantes em relação ao projeto Sexta no Centro, que volta em 8 de julho, no Largo da Matriz, mas ainda assim a culinária vai estar presente, como ocorreu na entrega da praça Francisco Pessolano, no bairro do Vianelo, em abril.

“O convite para o evento, a partir das 18h, vale para toda a cidade, mas é principalmente voltado aos moradores, comerciantes e frequentadores desse trecho da região central”, afirma a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.

Evento vai repetir festa de entrega da praça do Vianelo

Evento vai repetir festa de entrega da praça do Vianelo

 

Vão ser cinco bancas de gastronomia ligadas ao programa Varejão Noturno e dez bancas de artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão. A praça também vai receber a música dos grupos “Batuca Rock” e “Mika Soul”, em iniciativa da Secretaria de Cultura.

A praça dos Andradas, entre as ruas Senador Fonseca, Anchieta e Boaventura Mendes Pereira, era um dos largos originais da cidade colonial no século 17. Seu prédio central abrigou, entre outras coisas, um posto de puericultura, referência para a saúde infantil da comunidade urbana e rural no século 20.

A reforma do prédio e da praça foi implementada pela Prefeitura com o envolvimento da Secretaria de Serviços Públicos, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e da Secretaria de Esportes e Lazer, além do Gabinete de Gestão Integrada. A reforma do prédio foi uma contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da empresa TZH Empreendimentos e Participações Ltda.

Convívio vai ser ponto alto de uma das praças históricas do Centro

Convívio vai ser ponto alto de uma das praças históricas do Centro

O local também foi alvo, em 2015, de uma das atividades do projeto-piloto Urbanismo Caminhável, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que apontou a vitalidade de seu entorno com moradores, cafés, escolas, que já abrigaram grupos teatrais históricos da cidade, lojas alternativas, restaurante vegetariano e outros aspectos.

Além de tudo isso, a praça dos Andradas fica próxima ao Terminal Central e da principal ligação entre a avenida Nove de Julho, a Avenida Jundiaí, o Centro Histórico e a avenida União dos Ferroviários, sendo referência para pedestres ou veículos.

“Um lado importante desses eventos é que valorizam não apenas os lugares de Jundiaí, mas também seus artistas, seus cozinheiros e seus artesãos”, destaca Valéria.

Tanto a praça quanto o prédio fazem parte do Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC), que integra o portal do Patrimônio Histórico de Jundiaí.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais