Jundiaí define agenda para indicação geográfica da uva com instituições agrícolas

Uma reunião de trabalho com o Ministério da Agricultura nesta quinta-feira (16), na Prefeitura de Jundiaí, contou com as principais instituições agrícolas da cidade para a definição da nova agenda preparatória para o registro nacional de indicação geográfica da uva Niágara Rosada.

As uvas Niagara Rosada e derivados são o foco: valorização

As uvas Niágara Rosada e derivados são o foco: valorização

Participaram a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo (SMAAT), a Associação Agrícola de Jundiaí (AAJ), a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho (AVA) e a Escola Técnica Estadual Benedito Storani.

O objetivo da nova agenda é valorizar a uva de Jundiaí e cidades parceiras na região e também seus derivados como suco ou vinho.

Os especialistas Augusto Luís Billi e Francisco Mitidieri abordaram com o grupo alguns casos de indicação de procedência (IP) ou denominação de origem (DO) tanto no Brasil quanto no exterior. Os dois procedimentos são variações específicas da indicação geográfica e envolvem também a parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Além da história dessa variedade de uva em Jundiaí, o presidente da AVA, Amarildo Martins, lembrou que a cidade continua a fazer história, como no caso do envasador móvel de vinho, novamente pioneiro no Brasil.

O debate reuniu ainda Renê Tomaseto, da Associação Agrícola, Eduardo Alvarez, da Escola Técnica, e os diretores da pasta, Marcela Moro e Gilberto Bardi além de técnicos e produtores como o vitivinicultor Márcio Tancredi.

Entre outros pontos foram destacados o novo curso técnico estadual com laboratórios de Viticultura e Enologia, a importância da marca simbólica de Terra da Uva para o crescente turismo rural, o mercado também crescente para suco de uva e vinho familiar especializado, os dados acumulados nas duas unidades locais do Instituto Agronômico (Engenharia Agrícola e Fruticultura) e as características organolépticas dessa fruta (“terroir” no termo em francês usado mundialmente) na cidade e região.

Os novos passos são o debate sobre o foco dos estudos da indicação geográfica e seus efeitos no mercado interno ou externo, o avanço na definição de um regulamento de seu uso (relacionado com aspectos tradicionais de produção e suas inovações) e as novas relações de autonomia dos produtores reunidos em cooperativas diante da estrutura verticalizada anterior. A agenda vai ser coordenada pela Prefeitura de Jundiaí e Associação Agrícola de Jundiaí. Mais informações em 4589-8581.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais