Virada Jundiaí se estende aos bairros da cidade

Em proposta de acesso democrático à Cultura, a Virada Jundiaí 2016 leva diversidade de atrações para seis bairros distantes da região central: Ivoturucaia, Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes, Retiro, Jardim das Tulipas e Morada das Vinhas. Todos eles serão contemplados na vasta agenda com encontro de violeiros, palestra hip-hop, música eletrônica, atrações infantis e muito mais.

 Rapper Thaíde vai ao São Camilo para promover diálogo com a comunidade

Rapper Thaíde vai ao São Camilo para promover diálogo com a comunidade

No sábado (21), logo às 10h, o Jardim Santa Gertrudes abre as programações nos bairros com encontro de violeiros e, em seguida, às 12h, o “Trio Viola” toca sucessos do ‘modão’. “Nós vamos tocar um pouco de tudo, mas nomes como Tião Carreiro & Pardinho e Sérgio Reis serão destaques no repertório”, conta Paulo Rogério, integrante do trio. A apresentação será na EMEB Prof. Luiz Biela de Souza, na rua Alice Guimarães Peregrini, nº 850, Jd. Santa Gertrudes.

Também, o evento “Ocupação Hip-Hop” leva o rapper Thaíde para visitar o São Camilo e promover um diálogo com a população sobre as problemáticas da vida na periferia. O encontro está marcado para a Escola Estadual Maria José Maia de Toledo (Rua Pedro Latance, s/nº), das 14h às 17h. Para acompanhar, o Dj Adriano da HP leva a discotecagem para agitar a tarde, junto ao renomado B-boy Rick e outros convidados para roda de dança hip-hop.

Enquanto isso, o Ivoturucaia, também das 14h às 17h, prestigia, na Escola Estadual Monsenhor Venerando Nalini (rua Arcangelo Bianchini, nº 985), a intitulada “Festa das Crianças”, que terá Dj Babel na música e muita diversão com brincadeiras e pintura de rosto.

O Campo de Futebol do Alvorada, no bairro Retiro, recebe, das 16h às 19h, muito samba com o pessoal da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (LIJUNES), na apresentação nomeada de “Samba Show”.

Já o domingo (22) propõe a troca de linguagens ao premiar os bairros com diferentes atrações. Para iniciar, às 10h, o Jardim das Tulipas ganha mais uma edição do requisitado encontro de violeiros, que por demanda da localidade abre a oportunidade de violeiros locais mostrarem seu talento, a partir das 11h, no Parque Botânico Tulipas, na rua Congani Bocalão, nº 34.

Dj Adriano é figura confirmada na Virada Jundiaí 2016

Dj Adriano é figura confirmada na Virada Jundiaí 2016

No Morada das Vinhas, a “Ocupação Hip-Hop” chega com Dj Piggy e o B-Boy Rick, para agitar o Centro Esportivo do Morada das Vinhas (rua Uva Niágara, nº 1250), a partir das 14h.

Ampliação
Em 2015, o São Camilo foi o primeiro bairro distante da região central a participar da programação da Virada Jundiaí. Para o Diretor de Ação Comunitária, da Secretaria de Cultura, Kleberson Alexandro Pinto, o crescimento participativo dos bairros na Virada chega a 500%.

“A proposta em 2016 vem de encontro com a necessidade de ampliação dos núcleos de cultura pela cidade. Quando fazemos estes trabalhos nos bairros, atingimos toda uma região, e as ações da diretoria já se ampliam por quatro delas, como a zona leste, médio periférico, extremo sul e norte”, ressalta Kleberson.

Como diferencial, Alexandro ainda aponta o lado benéfico da participação dos bairros na Virada. “A população passa a enxergar o reconhecimento de sua comunidade e a efetivação de mais uma abordagem da proposta do governo Pedro Bigardi em descentralizar as ações culturais, como um marco na história de Jundiaí “, finaliza o diretor.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais