Virada Jundiaí lança ‘sementes’ de novas temporadas na cidade

O Teatro Polytheama foi palco do lançamento da nova temporada da Orquestra Municipal de Jundiaí, no domingo (22), e chamou holofotes para a temporada atual do Concertos Astra-Finamax no sábado (21). No Solar do Barão, também no domingo, abriram-se as datas do lançamento do documentário “Bandas Pelos Salões da Terra da Uva” que segue com novas datas nesta semana.

Nesses e em outros casos a Virada Jundiaí representou uma espécie de viveiro de “sementes culturais” para o ano de 2016.

Orquestra abriu temporada que promete grandes momentos

O documentário produzido por Fábio Ferrari, com apoio do Programa Estímulo à Cultura, emocionou comparte da história musical da cidade e os causos de grupos como Napões, Marvellous, Kripta, Transport ou Trio em Transe.

Nesta terça-feira (24), a partir das 19h30, pode ser visto no auditório da Biblioteca Pública Nelson Foot, no Complexo Argos. E vai estar ainda no sábado (28), às 15h00 e 17h30, no auditório do novo CEU das Artes, no bairro Vista Alegre, e, no dia 11 de junho, às 19h30, no cinema do Sindicato dos Metalúrgicos em promoção do Cineclube Consciência.

A Orquestra Municipal mantida pela Prefeitura, sob direção da regente Cláudia Feres, trouxe para seuconcerto inaugural da temporada surpresas como o arranjo dos hinos brasileiro e jundiaiense, e o retorno do fagotista Fábio Cury à cidade ecoou legados locais como a Banda São João Batista, a Orquestra Sinfônica Jovem da Escola de Música e o próprio Teatro Polytheama, sem o qual detalhes como as notas sutis da dupla argentino-catalã Ginastera e Casals não seriam apreciadas.

No dia 18 de junho, a orquestra retoma sua 6ª temporada no teatro, trazendo uma programação eclética que inclui o desafio da “Noite Transfigurada” de Schoenberg com a atriz convidada Victoria Camargo. Depois, em 16 de julho, mostra o mesmo repertório que vai ser levado no dia 23 de julho ao Festival de Inverno de Campos do Jordão. E outras surpresas seguem até novembro.

E na Virada Jundiaí o som do sexteto liderado por Filó Machado, com sua mistura de MPB, bossa nova e jazz em um ponto intermediário entre João Bosco e Djavan (ambos já foram seus parceiros), mostrou que os Concertos Astra-Finamax, com apoio federal e estadual da Lei Rouanet e do Proac, também prosseguem com boa música no ano.

No dia 11 de junho, também no teatro, a Orquestra Jovem Tom Jobim se apresenta sob a regência de Nelson Ayres e com a participação especial do solista Alexandre Ribeiro. E depois de uma pausa no mês de seguinte a série volta em sua 19ª temporada com a Orquestra Jazz Sinfônica no dia 27 de agosto com 82 músicos no palco. Como acontece com a orquestra municipal, o projeto também segue até novembro.

Conexões
A Virada também permitiu outras “sementes” como a abertura de exposição no Museu Solar do Barão sobre aspectos da história jundiaiense, como a “Jundiaí Indígena” e a “Jundiaí Ferroviária”, que segue até setembro. Diversos espaços divulgaram o evento Trançando Arte Brasil, previsto para 12 de junho.

Mesmo eventos isolados tiveram seus efeitos. Enquanto o concerto “Música Caipira Paulista” (do Coral Cant’Arte) mostrou que a defesa da cultura interiorana segue viva, a exibição do filme “Bikes x Carros” (Pedala Jundiaí e Cineclube Consciência) divulgou a intervenção de uma faixa exclusiva para bicicletas na avenida Nove de Julho na terça-feira (31), a partir das 17h, fechando as atividades educativas do Maio Amarelo.