Virada Jundiaí começa com atrações para todos os gostos

Logo ao cair da noite desta sexta-feira (20), o ritmo do maracatu do Tambores de Inkice apresentou o cartão de visita do que será a Virada Jundiaí 2016. Se o aperitivo que deu a largada ao evento contagiou o público, o grupo Originais do Samba, que subiu ao palco montado na Praça Pedro de Toledo, a Praça da Matriz, logo após a cerimônia oficial de abertura, fez com que até os chamados “cinturas dura” arriscassem uns passinhos diante do desfile dos principais sucessos do conjunto criado em 1962 e com 54 anos de estrada.

O grupo Originais do Samba relembrou antigos sucessos e movimentou a Praça da Matriz

A Virada Jundiaí, com ao menos 115 atrações, prossegue neste sábado (21) e domingo (22) com atividades dos mais variados gêneros, entre dança, música e teatro, em 16 diferentes pontos da cidade. A programação é totalmente gratuita.

Ainda na noite sexta-feira, a Virada Jundiaí atraiu muita gente ao Parque Antônio Carbonari, o Parque da Uva. Fãs se aglomeraram para ver de perto os principais shows da noite: o ‘Esmeraldas’ da cantora Tiê e toda a nostalgia do cantor e compositor Oswaldo Montenegro e a banda Brasil in Conserto.

O Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, Teatro Polytheama e Sesc Jundiaítambém receberam um bom público que foi conferir a programação da Virada Jundiaí 2016, organizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura.

“A Virada Jundiaí como projeto organizado pela própria cidade nos deu muito mais mobilidade e condição de fazer uma programação mais diversificada com a presença de artistas nacionais, como Originais do Samba, Osvaldo Montenegro, Ira, Tiê, e, principalmente, artistas locais. Uma mudança importante que estabeleceu um novo caminho para nossa cultura”, disse o prefeito Pedro Bigardi, que esteve na abertura acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Margarete Geraldo Baigardi, e da filha Patrícia.

A movimentação no Centro de Jundiaí começou no final da tarde. O grupo Tambores de Inkice, formado há seis anos, se reuniu em frente ao Fórum e subiu até a Praça da Matriz com a manifestação cultural que exalta a música folclórica pernambucana afro-brasileira.

Já o grupo Originais do Samba, com Bigode, um dos fundadores da banda ao lado do humorista Mussum, já falecido, na década de 60, Juninho, Marcos Scobb e Rogério Santos matou a saudade do público com músicas como Do Lado Direito da Rua Direita, Esperanças Perdidas, Tragédia do Fundo do Mar (Assassinato do Camarão), entre outras. Entre uma música e outra, ouvia-se por parte dos integrantes da banda o eterno “Cacildis”, termo muito usado pelo ex-integrante Mussum.

“Estar em Jundiaí é uma grande honra para nós e esperamos voltar logo. O grupo se mantém vivo e unido como uma grande família. Se apresentar ao nosso público é algo que não tem preço, é muita alegria”, contou Bigode, único remanescente da formação original.

Prefeito ao lado do grupo Tambores de Inkice, de maracatu

O secretário de Cultura, Jean Camoleze, acredita que a Virada Jundiaí é mais um passo para transformar e humanizar a cidade. “Reunimos artistas que agrade a todos os gostos por meio de sua música, dança e teatro. Esta Virada é um evento feito para todas as pessoas”, comentou.

O representante da Câmara Municipal, o vereador Gérson Sartori, destacou a alegria que a Virada Jundiaí traz para a cidade. “Em tempos de intolerância e violência no mundo inteiro, Jundiaí dá exemplo. Observamos aqui a convivência entre famílias e amigos e é este o clima que faz a cidade avançar com harmonia e alegria.”

A noite de sexta-feira na Praça da Matriz terminou com o samba raiz do Panela Preta.

Participaram da abertura oficial da Virada Jundiaí 2016 a secretaria de Agricultura e Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini Júnior; assessor especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino; coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires; diretor da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef), Pedro Rocha Lemos; superintendente da TVE, Thiago Godinh; e titular da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, Vítor Machado, além do vereador Paulo Malerba.