Orquestra Municipal abre temporada 2016

A Orquestra Municipal de Jundiaí abriu, neste domingo (22), no Teatro Polytheama, dentro da Virada Jundiaí, a temporada 2016 de concertos. Com a casa cheia, programa contou com peças de Heitor Ginastera, Heitor Villa-Lobos e Astor Piazzolla. O solista Fabio Cury arrancou aplausos calorosos do público com o som do fagote.

Orquestra encantou o público com o primeiro concerto da temporada 2016

De acordo com a regente titular e diretora artística Claudia Feres, a temporada é de renovação.”Realizamos audições para todos os músicos, inclusive os que já integravam a orquestra”, disse, destacando que integram o grupo 27 profissionais. “Ter em Jundiaí um trabalho como esse é um diferencial enorme para o município.”

Para ela, a oportunidade da apresentação na Virada Jundiaí é a chance de levar cultura a todos. “É um evento que tem variedade de música. A ideia é levar o estilo à população com uma linguagem próxima”, disse.

O convidado Fabio Cury se surpreendeu com a recepção do público, que pediu bis ao final da apresentação. “Sempre que venho à cidade tenho boas surpresas. Fico contente em ver que Jundiaí tem uma orquestra tão boa e que a administração valoriza e investe nisso.”

O secretário de Cultura, Jean Camoleze, lembra que o concerto é didático e tem como foco trabalhar o público na cidade. “É uma Orquestra Municipal feita para a cidade. A cultura pode transformar as pessoas e temos a feliz responsabilidade de difundir e valorizar isso. É um dos fatores de formação do indivíduo e a orquestra vem para dialogar com a comunidade e formar seres humanos.”

O público que compareceu não poupou elogios

Para ele, o balanço da Virada Jundiaí nos três dias de festa é positivo. A expectativa, de acordo com ele, é atingir um público de mais de 40 mil pessoas até o final deste domingo (22), que tem a banda Ira! no encerramento, às 20h30, no Parque da Uva.

O prefeito Pedro Bigardi prestigiou a orquestra e elogiou o trabalho realizado. “É uma honra poder estar aqui. Tenho certeza de que a nova temporada será um sucesso.”

O público que compareceu não poupou elogios. “Sempre acompanho as atividades aqui. Poder ver um espetáculo desses é maravilhoso”, disse Rita Castro.

Diferente dela, Hercília de Campos, moradora de Mogi-Guaçu, não conhecia o teatro e se encantou. “Achei a apresentação linda e o lugar mais ainda. Jundiaí está de parabéns.”