Uma nova revisão estadual nos dados de 2015 do Programa Município Verde e Azul (PMVA) colocou Jundiaí em 6º lugar no ranking geral dos 645 municípios paulistas, avançando seis posições sobre o 12º lugar divulgado em abril. A avaliação é conduzida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Ao longo dos últimos três anos, a cidade se manteve pela primeira vez na história do programa dentro do chamado “top 15” do Estado de São Paulo pela incorporação de cuidados ambientais nas políticas, programas e ações da Prefeitura. Com a revisão, está no foco de dez primeiros colocados do programa, inclusive ocupando o quarto lugar entre os municípios paulistas entre 100 e 500 mil habitantes.
Além dos resultados diretos para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população residente, o resultado é estimulado por premiações das pontuações anteriores, como o recente caminhão-tanque contra incêndios florestais, estando garantido também um equipamento de transporte de caçambas de resíduos.
A pontuação de Jundiaí passou de 93,82 pontos para 95,69 pontos com a revisão geral das diretrizes de esgoto tratado, resíduos sólidos, educação ambiental, cidade sustentável, conselho ambiental, biodiversidade, qualidade do ar, estrutura ambiental, arborização urbana e gestão das águas. Uma primeira revisão já havia melhorado pontuação nas diretivas de educação ambiental, estrutura ambiental e gestão das águas, sendo esta última retomada na segunda revisão.
O relatório de Jundiaí foi coordenado pelas técnicas Maria Helena Flávio de Souza Tiraboschi, como interlocutora, e Luciana Maretti como suplente, ambas da diretoria do setor na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que coordenou o levantamento de projetos e ações nas pastas, autarquias e empresas da municipalidade.
“Esse resultado confirma um grande avanço coletivo orientado pela Prefeitura e também a grande preocupação dos moradores sobre o tema em processos, como nos levantamentos do projeto do Plano Diretor Participativo e muitos outros. E reforça a visibilidade desse setor na Semana do Meio Ambiente”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.
O ranking divulgado no portal eletrônico do Programa Município Verde e Azul aponta Jundiaí em empate técnico com Bragança Paulista, no sexto lugar. As cinco cidades que avançaram em sua situação ambiental prévia e destacadas são Novo Horizonte, Sertãozinho, Botucatu, Itapira e Catanduva. Com o resultado, Jundiaí lidera entre cidades de porte médio como Sorocaba (9º), Campinas (14º), São José do Rio Preto (21º), Itu (22º), Araraquara (25º) ou Ribeirão Preto (37º).
“O novo resultado também nos coloca em empate técnico no Prêmio Governador André Franco Montoro, destinado pelo programa aos melhores colocados de cada unidade de gerenciamento de recursos hídricos (UGRHI) do Estado. Ficamos com a mesma pontuação de Bragança Paulista como líderes na UGRHI dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, destaca o diretor Marcelo Pilon sobre outro efeito do resultado da nova revisão.
Prefeitura de Jundiaí