Jundiaí confirma tendência de crescimento de rotas turísticas

As novidades constantes na Rota da Uva, na região do Caxambu, e da Rota da Terra Nova, na região de mesmo nome, ganham, ainda neste ano, o surgimento da Rota do Castanho e a multiplicação de atrativos que estimulam os estudos da futura Rota da Cultura Italiana, na região do Traviú.

As rotas turísticas são um tipo de produto coletivo, organizado pela Prefeitura com o objetivo de autonomia posterior para seus próprios integrantes, que já envolvem em torno de 50 empreendimentos familiares no município.

Imagens da Rota do Traviú, que vai ser criada em breve: Belos passeios fazem parte do roteiro

“O turismo rural tem sido a locomotiva não apenas do setor em Jundiaí, mas em todos os dez municípios do Circuito das Frutas. E o retorno tem acontecido também para a economia local como um todo”, afirma a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira,

O patamar alcançado pelo setor turístico na cidade é de 450 mil visitantes anuais(na maioria com turismo de lazer, seguido pelo turismo de negócios), de acordo com dados de 2014. E os segmentos envolvidos têm sido impactados pelo retorno da imagem da cidade como Terra da Uva e também pelo surgimento das rotas turísticas.

Na visita técnica ao bairro do Traviú, nessa sexta-feira (6), a equipe liderada pela diretora Marcela Moro encontrou, além de referências conhecidas, como o restaurante Travitália e as Massas Traviú (agora La Favola), outros polos avançados como a Adega Bella Vista, instalada no rancho construído em 1925 por Salvador Thomasetto, ou a Adega Santa Cecília, um ponto turístico com ampla variedade de vinhos, licores exóticos, geleias e pães, além da capela histórica preservada.

“Pode ser uma nova rota turística estruturada a partir da rica história desse bairro formado por imigrantes italianos e berço do surgimento da uva na variedade Niagara Rosada”, observa Marcela.

Entre novidades como barracas de artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão aos domingos no Empório da Roça, na Rota da Uva, ou a discussão de um “trenzinho turístico” na festa do bairro entre maio e junho, na Rota da Terra Nova, e ainda os testes do chamado “circuito vivencial” da Rota do Castanho, a união de moradores e empreendimentos nas chamadas rotas turísticas mostram uma tendência positiva em Jundiaí.